Secretaria de Saúde de Bom Jesus da Lapa alerta para prevenção ao foco de Dengue, e pede apoio da população

0
GrupoSCosta-350x250px

dengue-553fc1010b15f

Em tempos de chuvas, o que propicia facilidade de acúmulo de água, a Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, alerta para os altos índices de dengue em Bom Jesus da Lapa. Dados das últimas amostras do LIRA (levantamento de índice de ingestão rápido) deixam o município em estado de alerta, diante de 136 casos confirmados de dengue, e mais de 200 notificações de casos suspeitos no laboratório Lacem para serem diagnosticados.

Devido ao alto índice do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde começou nesta quarta-feira(21) a pulverização com carro fumacê (UBV), circulando pelos bairros da cidade que apresentaram maior incidência de foco.

No entanto, a Diretora de Vigilância em Saúde de Bom Jesus da Lapa, Lais Sento Sé,  destaca que só a ação do carro fumacê e os mutirões dos agentes da Secretaria de Saúde  não vão resolver a situação, é preciso que toda população se mobilize, pois o maior número de larvas foram encontrados em domicílios. “Se cada um fizer uma geral na sua residência ajuda bastante a diminuir a infestação do mosquito”, e alerta: “Se sentir os sintomas da Dengue deve procurar a Unidade de Saúde da Família ou a UPA”, frisou.

Prevenção

Segundo Lais a Secretaria de Saúde está preparando uma grande campanha de conscientização e de combate ao problema, com o dia “D”, mas a participação de todos é essencial para afastar esse mal. “Receba o agente de combate às endemias em sua casa, não deixe alguma parada em baldes e bacias, proteja pneus velhos com uma lona, vire as garrafas de cabeça para baixo e coloque areia nos vasos de plantas”, alertou.

“Quando observar água parada, terrenos baldios com acumulo de lixo, carcaças de carros ou outros objetos que podem acumular água informe ao seu agente de saúde, no seu PSF ou na própria secretaria para que seja dada resolutividade ao problema. A interação com a população é muito importante para que possamos identificar as áreas de risco onde podem surgir focos da doença”, pontuou.

Até o momento não foi registrado nenhuma caso de óbito no município vinculado a Dengue.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99902.8768