Vareadores solicitam a construção de uma praça com “academia da terceira idade” em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Vereadores Andréia do João Paulo II e Neto Magalhães responsáveis pelo requerimento.

Na sessão da Câmara de vereadores dessa quinta-feira (08), foi apresentado pelos vereadores Neto Magalhães e Andréia do João Paulo II, um requerimento pedindo ao prefeito de Bom Jesus da Lapa a construção de um espaço público, denominado “Academia da terceira idade”.

Justificando o pedido, chamaram a atenção para a necessidade da atividade física durante o processo de envelhecimento.  “Sabemos hoje que todos nós vamos envelhecer um dia, e precisamos cuidar bem das pessoas da terceira idade, precisamos dá uma melhor qualidade de vida, precisamos   buscar trabalhos voltados para a terceira idade, coisas que precisam ser melhoradas em Bom Jesus da Lapa e outros lugares”, disse o vereador Neto.

“Eu faço exercido e sempre encontro os idosos, só que nós sabemos que o exercício para ele ter um grande resultado é preciso que tenha um profissional orientando, orientando essas pessoas, com o exercício certo para depois eu não saí ali pior que você entrou. Essa academia é importante”, frisou Andréia.

Após os 60 anos, as pessoas já não tem o mesmo desempenho físico que tinham anos atrás. É preciso manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação balanceada e fazer pelo menos uma atividade física regularmente (pelo menos três vezes por semana).

É notório que o envelhecimento vem acompanhado por progressivas alterações em órgãos e sistemas (visão e audição, por exemplo), como a diminuição e alteração da composição muscular, da massa óssea e da capacidade cardiorrespiratória, que podem comprometer o desempenho das tarefas mais simples da vida diária. Sendo assim, a prática da atividade física regular irá prevenir e manter a independência funcional do idoso.

Cuidados especiais

Após os 60 anos, as pessoas já não tem o mesmo desempenho físico que tinham anos atrás. É preciso manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação balanceada e fazer pelo menos uma atividade física regularmente (pelo menos três vezes por semana). Isto ajuda na sua capacidade de cuidar de si mesmo e da resistência física.

A avaliação da saúde do idoso é outro fator fundamental. Estudos mostram que pelo menos 70% deles têm problema de saúde e a atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de varias doenças e reduzir o consumo de remédios.

Benefícios

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a atividade física na terceira idade melhora a qualidade de vida, o bem – estar, a velocidade de andas, o equilíbrio, a ingestão alimentar, a auto–eficácia, a contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea, ajuda no controle da diabetes, artrite, doença cardíaca, diminuição da depressão e aumento do nível de atividade física espontânea.

O exercício físico também ajuda a prevenir as quedas, pois fortalece os músculos das pernas e costas, melhora os reflexos e a sinergia motora das reações posturais, incrementa a flexibilidade, mantém o peso corporal, melhora a mobilidade e diminui o risco de doença cardiovascular. Ou seja, são diversos os benefícios para quem pratica a atividade física, em qualquer idade, e, em especial, os idosos, pois além de tudo isso, a prática do exercício ajuda a realizar as tarefas do dia-a-dia com mais vigor e menos fadiga.

Exercícios para praticar na terceira idade

Os exercícios resistidos com ênfase nos membros inferiores e superiores, de baixo impacto, são os mais indicados. Da mesma forma, o equilíbrio e os movimentos corporais totais devem fazer parte dos programas de atividade física na terceira idade.