Vereador Irmão Romilson cobra sinalização e salva-vidas na praia da Coroa e Barrinha no Rio São Francisco

0
GrupoSCosta-350x250px
draga
Local onde pai e filho morreram afogados na tarde do dia 15, um domingo do mês de setembro/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A Praia da Coroa já foi cenário de um trágico acidente

O que deveria ser um momento de diversão para uma família, se transformou em tragédia no domingo do dia 16 de outubro, em Bom Jesus da Lapa, quando pai e filho morreram afogados na Praia da Coroa, no rio São Francisco.

Revoltados com o fato, muita gente começou a cobrar providências quanto a sinalização para alertar os banhistas sobre os perigos oferecidos na região, principalmente pela profundidade no local onde é retirada a área do rio por uma empresa.

perigo-3
Depois da tragédia em um dos locais onde existe a captação de areia, foram colocadas quatro placas pela empresa responsável/Foto: José Hélio/Site Notícias da Lapa

Vereador cobra providências na Câmara

Na manhã desta terça-feira(6), o tema voltou a ser debatido na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, através do requerimento do vereador Irmão Romilson(PSC), que pediu providencias por parte da prefeitura e da empresa responsável pela captação de areia, solicitando a “sinalização para banhistas nas margens do Rio São Francisco e guarda-vidas nas imediações da praia da coroa e Barrinha”.

Justificando o pedido, o vereador destacou que a falta de sinalização tem colocado em risco a vida de várias pessoas. “A demarcação de área para banhistas é fundamental para garantir a segurança de crianças e adultos que procuram espaço de lazer no Rio, sendo uma preocupação para muitos, visto que no local não existe sinalização, nem guarda-vidas. Um fato ocorrido no dia 15 de outubro provocou a morte prematura de duas pessoas por afogamento em um trecho em que não havia nenhuma placa de alerta, pois sempre está acontecendo ocorrências nesses lugares citados, levando as vítimas a afogamento e óbito”, falou.

bombeiro-2
Base do Corpo de Bombeiros montada na Praia da Coroa no período da Romaria. ” Aqui tudo é muito imprevisível, depende muito do tipo de banhistas, ficamos aqui ate o final da romaria”/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A praia da Coroa é um lugar muito frequentado em Bom Jesus da Lapa pelos moradores, e no período de romaria milhares de romeiros visitam o local, e só nesse período um grupo de Bombeiros fica na área acompanhando a movimentação.

2
O Site Notícias da Lapa visitou duas vezes a Praia da Coroa no mês de novembro e encontrou uma grande quantidade de lixo jogado no rio São Francisco e ninguém recolhendo esse material/Foto: José Hélio/Site Notícias da Lapa.

O local além de receber críticas por não ter sinalização avisando do perigo, também não tem nenhuma placa educativa. Em vários momentos a nossa equipe do Notícias da Lapa já esteve no local, flagrando muita sujeira e ouvindo a reclamação de muitos banhistas e barraqueiros que pedem mais atenção da prefeitura municipal com a orla, que é um local também turístico no município.