Vereador Neto pede que Secretário de Assistência Social de Bom Jesus da Lapa dê explicações pelo período que CRAS ficaram fechados

0
GrupoSCosta-350x250px

neto

Na sessão extraordinária realizada pela Câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa na manhã desta segunda-feira(5), convocada para votação sobre o consorcio do Velho Chico, o vereador Neto Magalhães(DEM) usou o microfone da plenária para cobrar do Secretário da Secretaria de Assistência Social, Ricardo de Sá Dourado, explicações sobre o período que os Centros de Referência de Assistência Social(CRAS) da cidade ficaram fechados. “Eu só quero solicitar que o secretário de ação social venha prestar esclarecimento, tanto a Casa legislativa como a população, porque os Cras estão desde o mês de novembro sem funcionar. Acho que ele tem que vir aqui e prestar esclarecimento a toda população de Bom Jesus da Lapa, porque muita gente precisa, e muita gente me ligando cobrando. Espero que abra os Cras e que também ele venha a esclarecer todo esse tempo fechado, finalizou.

O site Notícia da Lapa ouviu Secretário de Assistência Social de Bom Jesus da Lapa, Ricardo de Sá Dourado, e algumas famílias dos bairros onde existem unidades do CRAS, onde fizeram algumas reclamações, em especial, da impossibilidade de dar entrada no programa Passe Livre, no benefício do BPC idoso e da falta de encontros dos grupos de convivência durante o mês de dezembro de 2017. “Eu fiquei sem saber a quem procurar, meu pai ficou desesperada. Fui duas vezes com ele, ai fiquei sabendo que só tava aberto do João Paulo II. Muito difícil para a gente que mora aqui no bairro Lagoa Grande, que sempre vai no Cras Quilombola, aqui pertinho”, falou.

BahiaFArmShow-350x250px

Segundo Ricardo, as atividades dos CRAS em Bom Jesus da Lapa foram encerradas no dia 10 de dezembro de 2017, período que todas as equipes das unidades entraram no recesso de final de ano. “Até o dia 28 nós promovemos as festas de final de ano, com os grupos de convivência, e finalizamos as atividades no mês de dezembro. No início do mês de janeiro agora nós estávamos trabalhando no regime de plantão, e a partir desta segunda-feira(3) nós já retornamos, com todos os Cras”, destacou.

Ricardo explicou que mesmo no período de recesso as unidades não pararam de funcionar. “Entrou de recesso nesse período de final de ano, e nós não fechamos as portas, ficamos trabalhando em regime de plantão. Agora retornamos com todas as equipes, tudo dentro das normativas”, disse.

Sobre o questionamento do vereador Neto, feito na sessão desta segunda-feira(5), o Secretário falou que vai aguardar a convocação via requerimento. “Convocando pra nós irmos até a câmara de vereadores para utilizar o plenário, nós iremos apresentar todas as atividades realizadas pela Secretaria de Assistência Social no ano passado através dos Cras, através do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), através de toda estrutura da Secretaria de Assistência Social. Mas eu tenho que ser convocado, a câmara pode convocar o secretário. Ele apresenta o requerimento, o requerimento sendo aprovado pelos pares, eu irei com todo prazer, com toda responsabilidade responder todos os questionamentos que forem feitos pelos vereadores”, respondeu.

Finalizando, o secretário disse que está à disposição da população, e que já foi feito o planejamento de 2018, esse ano, com o gabinete itinerante, visitando todos os bairros. “Nos colocamos a disposição da população e da imprensa para prestar qualquer esclarecimento referente ao funcionamento da secretaria. Ela funciona de 7h da manhã as 13h da tarde, de segunda a sexta feira à disposição. Poderemos apresentar o planejamento de 2018, onde iremos fazer uma programação de   gabinete itinerante, fazendo visita nos bairros e as comunidades rurais”, concluiu.