Vereadores e Diretor do SAAE de Lapa assinam com CBHSF termo para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

0
GrupoSCosta-350x250px
Vereadores e diretor do SAAE com representante do CBHSF

Os vereadores de Bom Jesus da Lapa, Irmão Romílson e Zezinho Duarte (PSC) representando a Câmara Municipal e o Diretor do SAAE Gerson Nunes representando o Prefeito e Presidente da UPB Eures Ribeiro, estiveram na cidade de Barreiras participando de um evento para assinatura do termo de compromisso com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco para elaboração do plano municipal de Saneamento Básico do Município de Bom Jesus da Lapa.

Fundamentais para a saúde ambiental dos municípios brasileiros, os Planos Municipais de Saneamento Básico –PMSB’s tornaram-se o foco de uma das ações mais importantes do Comitê da Bacia do Rio São Francisco. Por decisão institucional, o CBHSF resolveu auxiliar os municípios localizados na bacia no que diz respeito ao financiamento dos seus planos de saneamento básico, reforçando, assim, o compromisso do colegiado em fortalecer as ações de preservação e manutenção dos afluentes inseridos na bacia, minimizando as cargas de poluição lançadas nos cursos d´água.

Diretor do SAAE, Gerson Nunes (de preto), representou o prefeito Eures Ribeiro no evento

Conforme o Diretor do SAAE de Bom Jesus da Lapa, Gerson Nunes, “o plano de saneamento básico vai nortear todas as ações na área de coleta, reciclagem do lixo de Bom Jesus da Lapa, ou seja, nós vamos ter um avanço, até porque a Lapa carece de um aterro sanitário, de ações voltadas para a reciclagem. Como um todo na área de limpeza urbana nós vamos ter um avanço significativo, isso tudo a ser pautado no plano a ser construído com a população de Bom Jesus da Lapa, não só dando com as questões do meio urbano, mais essa política será adotada além da sede do município, também no interior. Nós vamos tratar também sobre a questão da drenagem, é outra questão que precisa ser pensada dentro do plano. Lapa sofre com essa questão do alagamento nas áreas mais baixas da cidade, no caso da vila nova, beira rio, do próprio São Gotardo, apesar do piscinão lá, a gente tem infelizmente ali uma certa dificuldade ainda em função da quantidade de chuva em curto período, maravilha 2, enfim, são vários pontos da cidade que sofrem alagamentos que vão passar por intervenções, e eu falo desse plano que será construído com a participação popular”.

BahiaFArmShow-350x250px

Gerson destacou que esse plano será fundamental para Bom Jesus da Lapa, pois vai buscar resolver toda situação de esgotamento sanitário, tanto na sede como no interior do município.

O diretor do SAAE afirmou ainda que a empresa que ganhou a licitação para fazer todo início de trabalho junto com a população, com acompanhamentos de técnico, com acompanhamento político, é a DRZ Geotecnologia E Consultoria Ltda, uma empresa que já presta esse trabalho na região. “Teremos toda equipe dessa empresa com a elaboração desse plano, com vários profissionais de diferentes áreas, engenheiro sanitaristas, ambientais, engenheiro civil, o pessoal da sociedade civil organizada, os movimentos populares, associações, os sindicatos, toda população vai estar representada por meio desses movimentos. Eu espero construir um plano sólido, que no mínimo tenha aí uma perspectiva de avanço na área de saneamento básica para os próximos 20, 30 anos”.

Segundo o Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Edinaldo Campos, “esse plano é de fundamental importância para o município, hoje o município que não tem esse plano de saneamento básico ele fica vetado de assinar qualquer convênio com o governo federal, e esse é o primeiro passo para saber para saber o diagnostico ou prognóstico de como estar o saneamento do seu município. E partir dele você pode buscar recursos na Funasa, na Codevasf, no ministério da integração, no ministério das cidades, esse é o caminho que tem que se fazer o trabalho de saneamento básico no seu município, em relação a resíduos sólidos, de saúde, resíduo de construção civil, resíduos domésticos, que é lixão, é por aí que a gente está integrando, assinando esse documento com vocês, município de Bom Jesus da Lapa, para que de o passo inicial em resíduo sólidos, de saneamento no município”.

Durante a formulação do plano serão feitas várias audiências com as comunidades e bairros. Após a formulação do plano, o material será enviado pelo prefeito de Bom  Jesus da Lapa para a Câmara de Vereadores, onde o Plano Municipal de Saneamento Básico se tornará lei e, como tal, continuará sendo executado pelo município de forma autônoma sem interferências políticas.

O vereador Irmão Romilson destacou a importância da Câmara estar representada e acompanhar o evento discorrendo e debatendo os assuntos ligados ao Plano Municipal de Saneamento (PMSB), já a Câmara é peça fundamental na construção e na finalização desse trabalho, quando terá a missão de transformar o PMSB em lei municipal para assegurar que as medidas sejam efetivadas.