Zeca Bahia: as músicas e a última apresentação em Bom Jesus da Lapa; veja

0
GrupoSCosta-350x250px

zeca apresenta

O cantor,  compositor e músico Lapense  José Ramos Santos, Zeca Bahia, que morreu aos 67 anos nesta terça-feira (6),  deixa a Música Popular Brasileira  em luto. Foram 286 canções gravadas, e o lançamento de dois Lps, Estrada das Canções e o Outro lado da Moeda. Com grandes composições que o internalizou entre os melhores compositores do Brasil.

Ao lado de Orlando Fraga, Nilzo e Evandro Brandão, Zeca fundou a banda Os Terríveis. Partiu ainda jovem para Belo Horizonte, Brasília e depois São Paulo, mas não sobreviveu só de música. Trabalhou na Abril Cultural, Folha de São Paulo; foi revisor de livro jurídico, de poesia e romance. Entrou no jornalismo, mas não concluiu o curso por conta da vontade de fazer arte que era maior.

O clássico “Ave Coração” foi a primeira música feita por Zeca Bahia em 1979 com a participação de Clodo Ferreira, que fez com que ele se tornasse um dos grandes compositores do cenário nacional. A canção foi consagrada na voz de Raimundo Fagner e gravada no LP “Beleza”, um dos títulos da vasta discografia de Fagner. Com versão em espanhol por Ferreira Gullar, “Ave Corazon” foi lançada por Fagner na Espanha.

Em 1980 o artista escreveu com a participação de Ginko, “Porto Solidão”, que no mesmo ano, na voz  inesquecível de Jessé, ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival MPB Shell da Rede Globo, imortalizando a obra. Escolhida pela imprensa nacional entre as cem mais belas canções do século, vendeu na época mais de 3 milhões de cópias. Foi gravada também por Altemar Dutra, Daniel e teve mais de cem regravações, em 43 países. “Porto Solidão” foi ouvida e cantada por milhões de pessoas, permanecendo ótima aceitação por várias gerações até os dias atuais.

A última apresentação de Zeca para o público em Bom Jesus da Lapa foi no dia 16 de setembro de 2017, na Casa da Cultura Professor António Barbosa, em um evento organizado pela Secretário de Turismo, juntamente com amigos e admiradores do artista das cidades de Guanambi, Candiba, Paratinga e Bom Jesus da Lapa. Onde ele fez um grande show, apresentando seu belo repertorio.

Na homenagem alguns artistas de Bom Jesus da Lapa e da região, como os cantores e compositores Dizão, Sócrates Rocha, Dê Barrense e Orlando Fraga, também cantaram seus maiores sucessos. E ressaltaram a importância de Zeca Bahia para a cultura local e regional, sendo uma referência para a música loca e brasileira, com músicas gravadas por grandes artistas de renome nacional.