Gastos com a violência no Brasil correspondem a 5,9% do PIB, diz pesquisa

0
GrupoSCosta-350x250px

fc22c980-322d-0137-ee9f-6231c35b6685--minifiedA violência no Brasil é responsável por um gasto anual de R$ 373 bilhões, o que representa cerca de 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A constatação é do Atlas da Violência, divulgado nesta quarta-feira (05) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBS).

Segundo o levantamento, desse percentual 4,2% são referentes a custos privados – custos intangíveis com homicídios e gastos com segurança privada e seguros. Os 1,7% restantes correspondem a gastos com o sistema de saúde, segurança pública (polícia) e sistema prisional.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com o estudo, a violência no Brasil representa hoje um grande problema econômico, uma vez que afeta o preço dos bens e serviços e contribui para inibir a acumulação de capital físico e humano, bem como o desenvolvimento de determinados mercados.

A pesquisa cita como exemplo do impacto que a violência tem no custo da logística no país os roubos de cargas no Rio de Janeiro, que tiveram seu auge em 2017. Nessa época, segundo o levantamento, 13% das transportadoras faliram, sendo que os preços de algumas mercadorias podem ter aumentado até 30%, devido ao custo do frete e do seguro.

Ainda de acordo com o Atlas, além da sociedade pagar mais caro pelos produtos, ela dispende recursos para seguros e segurança privada. Por outro lado, segundo a pesquisa, o Estado gasta para manter o seu sistema de segurança pública e prisional, além de alocar recursos no sistema público de saúde e de assistência social para o pagamento de pensões, licenças médicas e aposentadorias para atender as vítimas de violência.