Data é oficial desde 1923, mas só passou a ser comemorada pela população depois de uma ação comercial realizada em 1955

Hoje a data é lembrada e aguardada com ansiedade pelas crianças. É época de ganhar presentes, se divertir com atividades e brincadeiras diferentes na escola, e aproveitar o dia ao máximo. Mas por muito tempo o Dia das Crianças, aqui no Brasil, ficou no esquecimento, mesmo entrando para o calendário oficial.

Em 1923, nasceu a ideia de existir uma data para celebrar as crianças. O responsável por isso foi o deputado federal Galdinho do Valle Filho, que elaborou um projeto de lei depois que o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Apesar de aprovado e oficializado pelo então presidente da república, Artur Bernardes, o dia 12 de outubro, como data comemorativa, só foi vingar em 1955, por questões comerciais.

É que a responsável por fazer a data ficar marcada na memória da população brasileira foi a fabricante de brinquedos Estrela, que criou uma campanha chamada “Semana do Bebê Robusto”. Utilizando a data que já era oficial, ela desenvolveu ações para aumentar as vendas antes do Natal e a ideia funcionou!

Anos depois, a Johnson & Johnson resolveu apoiar a Estrela, dando ainda mais força ao Dia das Crianças, com o concurso de beleza “Bebê Johnson”, que se tornou um dos mais conhecidos em todo o país. Com o tempo, outros varejistas passaram a aderir à ideia, aproveitando para realizar promoções durante uma semana e até no mês todo, fazendo do Dia das Crianças uma das principais datas do calendário brasileiro.

Por coincidência, a data é a mesma do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, sendo então um feriado nacional.

Data universal

De acordo com a cultura e tradição locais, cada país acabou escolhendo uma data diferente para comemorar o Dia das Crianças. Mas, pelo Fundo das Nações Unidas para a Crianças (UNICEF), o dia 20 de novembro é a data universal, porque foi quando a organização oficializou a Declaração dos Direitos Criança, que passou a estabelecer direitos às crianças em todo mundo.

Veja abaixo em qual data é comemorado o Dia das Crianças em outros países do mundo:

Portugal: 1º de junho
Índia: 14 de novembro
Estados Unidos: 1º domingo de junho
Austália: 4ª quarta-feira de outubro
México: 30 de abril
Japão: 5 de maio
China: 1º de junho
Tailândia: 2º sábado de janeiro
Turquia: 23 de abril

Fonte: Sempre Família

Compartilhe à Vontade

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui