Chica do PT fala sobre acusações de Piau e diz que “é o desespero das eleições de 2020 batendo à porta da oposição”

0
GrupoSCosta-350x250px
chica do pt
Chica do PT e dona Maria descascando pequi/Foto: Kleryston Alves

Depois da entrevista do  Prefeito de Carinhanha no último dia 22 de novembro, à Rádio Pontal FM, onde o gestor afirmou que a ex-prefeita Chica do PT teria desviado 50 milhões de Reais da prefeitura do município. O site Noticias da Lapa repercutiu a entrevista e colocou o espaço para o direito de resposta da ex-gestora.

Nossa equipe do Site Notícias da Lapa conseguiu uma entrevista exclusiva com a ex-prefeita, onde, onde ela  avalia o atual cenário político, comenta sobre o atraso do pagamento dos funcionários municipais de Carinhanha e os ataques feitos pelo atual prefeito.

Notícias da Lapa – Chica, há pouco tempo saímos de uma disputa eleitoral. Qual sua avaliação sobre os resultados?

BahiaFArmShow-350x250px

Chica do PT – Exceto o retrocesso na eleição presidencial, estou muito feliz com o resultado que obtivemos nas urnas. Nosso governador Rui Costa foi reeleito quase que por unanimidade. Esse fato é o mais puro reflexo da boa administração, que vem desde a gestão de Jaques Wagner e que teve continuidade com nosso Governador Rui Correria. Essa vitória é fruto de muito trabalho, dedicação e amor por nossa terra. O povo baiano sabe reconhecer e retribuir quem trabalha certo.

Notícias da Lapa – Você foi candidata à deputada estadual e mesmo obtendo 29.696 votos não foi eleita. O que você tem a dizer sobre isso?

Chica do PT – O que tenho para dizer, em primeiro lugar, é muito obrigada por tudo! Saber que quase 30 mil pessoas saíram de suas casas e espontaneamente foram até as urnas depositar um voto de confiança em nosso projeto é algo muito gratificante. Fizemos uma campanha limpa, baseada na disputa de ideias e impulsionada pela força daqueles que acreditam numa sociedade mais justa e inclusiva. Não compramos nenhum voto ou oferecemos favores de troca. Igualmente, no dia da votação, também não fornecemos passagem, transporte ou qualquer tipo de ajuda para deslocamento de eleitor. Quem votou em nosso projeto fez por pura convicção.

Notícias da Lapa – Você sentiu como uma derrota?

Chica do PT – Pelo contrário, fiquei bastante feliz. Entendo que foi uma grande vitória tanto para o povo, quanto para nosso coletivo político. Quando meu nome foi escolhido para representar o grupo nesse pleito, sabíamos que era muito viável na região de Carinhanha. No entanto, não tínhamos noção de que a candidatura, Chica do PT – 13467, teria tanto alcance no Estado da Bahia. Tivemos votos em 216 municípios. Ao final, essa eleição serviu também para mostrar que quando o povo se une e acredita de verdade, as coisas acontecem. Cada pessoa que participava de um encontro, reunião ou comício, ao final saía como militante de nossa causa. Até hoje estamos comemorando esse expressivo resultado.

Notícias da Lapa – E como foi sua votação em Carinhanha?

Chica do PT – Ah… isso me deixa mais alegre ainda. Todo time de nossa chapa foi eleito em primeiro lugar na cidade. Haddad, Wagner, Coronel, Rui Costa, Luiz Caetano e o coletivo Chica do PT -13467, venceram em disparada. Para você ter uma ideia, a candidatura que levou meu nome, teve mais voto do que todos os outros candidatos apoiados por nossos opositores juntos. Foi uma grata demonstração de que Carinhanha quer o PT de volta e que temos aprovação e reconhecimento do povo de nossa cidade.

Notícias da Lapa – E Bolsonaro?

Chica do PT – Vixe… esse aí eu não gosto nem de falar o nome. Na roça, desde cedo, a gente aprende que não se deve pronunciar o nome do ‘Coisa Ruim’. Esse cidadão, que foi eleito para comandar o país, é a representação do mal na terra. Um ser que só semeia e desperta o ódio nas pessoas, promove vingança, tortura, estupro uso de armas. É um retrocesso jamais visto na história de nosso país. Quando pensávamos que Temer era o fim do poço, descobrimos que abaixo dele ainda tinha um inferno. Ele venceu as eleições sem proposta alguma de governo, dizendo somente que iria acabar com a corrupção. No entanto, agora, mesmo antes da posse, já encheu seus ministérios de pessoas acusadas de corrupção, violência contra a mulher, crimes contra o sistema financeiro e mais um bocado de tranqueiras que fazem vergonha para nosso país. Para piorar, vai manter grande parte da equipe econômica de Temer, que foi responsável por promover um dos maiores arrochos contra a classe pobre no país. Além de tudo isso, é uma pessoa totalmente contrária à democracia e as conquistas dos trabalhadores.

Notícias da Lapa – No começo da semana passada, em entrevista para uma rádio, Piau fez graves acusações contra a senhora e sua gestão na Prefeitura de Carinhanha. Qual o motivo desse ataque?

Chica do PT – Certamente já é o desespero de 2020 batendo à porta da oposição. O excelente resultado eleitoral que nosso grupo obteve na cidade acendeu a luz vermelha nas pretensões de possíveis candidatos ao cargo de prefeito. Digo possíveis candidatos, pois a oposição ao nosso projeto está completamente dividida. Todos eles estão à caça do poder, uns dando rasteiras nos outros. Lógico que eles já compreenderam que o povo de Carinhanha está conosco. E isto os apavora. As tentativas de compra de votos, ameaças, coações, doações de canos, caixas d’água e até mesmo churrascos em via pública não conseguiram comprar a consciência do povo. A população compreende que o que está em disputa são dois projetos políticos. O nosso projeto defende a democracia, o direito à cidadania, ao meio ambiente e da luta coletiva pela reparação e inclusão social de negros, mulheres, idosos e pequenos agricultores. O projeto adversário é a favor da manutenção das vantagens, do autoritarismo, do agronegócio, do desmatamento, da exploração desenfreada dos rios para irrigação e da exploração dos trabalhadores rurais e do funcionalismo público. Assim,a única saída que resta para os opositores é a calúnia. Mas nós já estamos acostumados com isso. Basta eles se sentirem acuados que logo começam o jogo sujo. Faz parte da ‘prática política’ do time dos perdedores.

Notícias da Lapa – O grupo do prefeito Piau é seu principal adversário político?

Chica do PT – Disputamos um projeto de desenvolvimento social e econômico para nossa cidade. E no campo adversário, muito dividido, o grupo do prefeito não está sozinho. Casualmente, dentre os opositores ao nosso projeto, os governistas são os mais fracos, pois estão acabados politicamente pela opinião popular. A cidade está completamente abandonada. Lixo pelas ruas, vias esburacadas, falta manutenção nos prédios públicos, o hospital não funciona e faltam remédios essenciais nos postos de saúde. A educação está sucateada, com falta de alimentação nas escolas, professores desmotivados e até mesmo a frota de ônibus do Programa Federal ‘Caminho da Escola’ que conquistamos na minha gestão está acabada. Quando saímos do governo deixamos 20 ônibus funcionando, em perfeito estado de conservação,para fazer o transporte dos estudantes. Hoje, existem somente cinco ônibus na ativa. O restante da frota está abandonada e desativada, virando ferro-velho nos pátios públicos. Muitos veículos sem pneus, motor, caixa de câmbio e etc. Os funcionários, incomodados, à boca miúda chamam o caso de “a farra dos ônibus”. Segundo eles, o objetivo da destruição dos veículos tem três razões: sumir com qualquer conquista de nossa gestão, cometer apropriação indébita de peças e também forçar a contratação de transportadores privados que garante ‘boas vantagens’ para o gestor. O estranho é que mesmo com somente 25% da frota funcionando, o gasto de combustível continua igual desde minha gestão. Mistério, né?

Notícias da Lapa – Ele acusa sua gestão como responsável por um desvio de cerca 50 milhões de reais. De onde ele alega que saíram esses valores? Qual a sua justificativa?

Chica do PT – Tudo invenção da cabeça dele. Com essas acusações quer camuflar o desgoverno que deixa de pagar funcionários e a cidade à beira de um colapso. Se tivesse algum fundamento, sinceramente, acha que ele já não teria prestado queixa no Ministério Público (MP)? O endereço do MP ele conhece direitinho, pois vai toda semana até lá responder por seus inúmeros processos de má administração. Felizmente, nos dois mandatos de prefeita que tive, todas minhas contas aprovadas, tanto pela Câmara de Vereadores quanto pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Sou ficha limpa. Meu sustento vem da criação de cabras e abelhas que realizo em minha propriedade. Sou uma pessoa simples, filha de pequenos agricultores, criada com respeito ao bem alheio. Se eu chegasse com um lápis diferente em casa, mesmo que tivesse ganhado de uma amiga, meu pai fazia devolver. Não estou na política para enriquecimento pessoal. Se fosse para acumular dinheiro, certamente investiria ainda mais no meu ofício de produtora rural. O que me mantém na política é a vontade de ver um mundo melhor para as pessoas menos favorecidas.

Notícias da Lapa – Diante de acusações tão graves a senhora pretende tomar alguma providência?

Chica do PT – Já estamos tomando. Embora reconheça o tormento mental que o prefeito está enfrentando, acusações dessa gravidade não podem ficar impunes. Tenho compromisso com minha honra e com aqueles que acreditam em mim. Sou uma pessoa séria, honesta, e não admito que se lance qualquer acusação que comprometa minha imagem pública. Estou ingressando com uma ação judicial de reparação de danos, para que ele explique na justiça as maluquices que vêm falando aos quatros ventos sobre mim e que também se retrate pelas calúnias que lançou em seu pronunciamento na rádio de Carinhanha.

Notícias da Lapa – A senhora tem informação de como está o funcionalismo público da cidade atualmente?

Chica do PT – Os servidores estão sofrendo muito e com medo de reivindicar. Existe um caos administrativo generalizado no governo. Para você ter uma ideia, o prefeito nem despacha na prefeitura. Ele não ocupa o gabinete com medo das inúmeras cobranças. Rodeado de seguranças, atende as pessoas pelas ruas da cidade, dentro de seu próprio carro, sem sequer descer para conversar. Sinceramente, nunca tinha visto antes um prefeito que atende pelas esquinas da cidade ou na própria casa. Se você passar 5h da manhã na frente da residência dele, têm pessoas esperando na porta para serem atendidas. Se passar 23h, igualmente também encontrará pessoas aguardando para resolver alguma pendência. São funcionários, munícipes e secretários de governo que têm que se submeter à vontade do chefe, fazendo reunião na rua, dentro de carros, na residência ou seja em qualquer local que ele determinar. Isso é muito degradante.
Obrigação do Prefeito é pagar os servidores em dia e não para ficar fazendo presepada com a reputação das pessoas

Notícias da Lapa – Existe alguma reclamação dos servidores em relação ao pagamento?

Chica do PT – Todas as reclamações possíveis. O funcionalismo tem uma insegurança muito grande no que diz respeito aos seus vencimentos. Devido à desorganização administrativa e financeira do poder municipal, trabalhadores não têm a certeza de quando receberão seus proventos. Embora sejam pais e mães de família e dependam basicamente dos seus vencimentos para manter o lar, não há garantia de que no final do mês receberão o salário inteiro e na data certa. Adiar o pagamento é algo comum. Também é costumeiro o surgimento de descontos imprevistos, sem qualquer justificativa. Existem trabalhadores que completam até três meses sem receber o pagamento acertado. E para piorar a situação, na ânsia de cumprirem com as obrigações cotidianas, muitos servidores recorrem ao crédito consignado. E aí, reside outro problema ainda mais grave. O valor da parcela mensal do empréstimo é descontado em folha. E a prefeitura, por desordem ou má fé, não repassa esses valores para a financeira que por sua vez, ao não receber o valor devido, inclui o funcionário que tomou o empréstimo no cadastro do SPC e Serasa. Um completo absurdo. Além dos servidores precisarem recorrer a empréstimos com juros altíssimos, por fim, ainda são surrupiados pelo próprio empregador que deveria defendê-los. Uma completa molequeira com os trabalhadores.

Notícias da Lapa – E durante sua gestão, como era a relação com o funcionalismo?

Chica do PT – Excelente, uma relação de muito respeito e valorização. Só guardo boas recordações dos dois mandatos no governo de Carinhanha. Nunca atrasei o pagamento de nenhum servidor e também criamos o plano de cargos e carreira. Todos trabalhavam felizes. O que era prometido era cumprido, pois para mim,salário de trabalhador é sagrado. Trabalhou tem que receber. É muito cruel você ficar brincando com o sustento das pessoas. Acho que nessas horas o certo é honrar os compromissos. Quem me conhece sabe que não aguento ficar devendo um palito de fósforo sequer. Se imaginar que alguém possa sair prejudicado numa relação de trabalho, já entro em agonia. Não pode acontecer isso. A propósito, compreendo que todos os gestores responsáveis deveriam tratar os funcionários assim: com respeito e pontualidade.

Notícias da Lapa – Chica, em nome do site Bom Jesus da Lapa Notícias gostaria de agradecer por esta entrevista exclusiva.

Chica do PT – Que isso, eu que fico extremamente feliz pelo compromisso com o bom jornalismo que vocês têm, possibilitando meu direito de resposta à toda essa lama de calúnia na qual meu nome foi envolvido. Muito obrigada mesmo!

A demora nas respostas para atender o direito de resposta ocorreu pelo fato de Chica residir na zona rural e não ser possível manter contato com a citada antes.

A pedido de Francisca Alves Ribeiro anexamos  uma certidão da Câmara de Vereadores de Carinhanha sobre prestação de contas de 2015 à 2012.

Certidao