Lapa: Equipamento moderno; arco cirúrgico já passa por testes no Hospital Carmela Dutra

0
GrupoSCosta-350x250px

Arco cirúrgico

Técnicos da empresa Philips, fabricante do arco cirúrgico, equipamento que ajudará  médicos cirurgiões do Hospital Carmela Dutra na realização das mais difíceis cirurgias, com o uso imagens dinâmicas e claras, estiveram em Bom Jesus da Lapa com a equipe da Prefeitura e Secretaria municipal de Saúde, para treinar os profissionais locais na operação do equipamento.

Arco cirúrgico em funcionamento (Foto:Ascom)
Arco cirúrgico em funcionamento (Foto:Ascom)

A assessoria do município explicou que no treinamento de hoje para instalação do arco cirúrgico, foi realizado o procedimento de colangiografia, que também é chamado de Colangio Pancreato Endoscopia. Exame de alta complexidade, que pode salvar vidas e permite a visualização do trajeto da bile desde o fígado até o duodeno e identificar eventuais obstruções dos canais por onde a bile passa, bem como outras lesões, estenoses ou dilatação desses ductos. Esses canais podem ser obstruídos por tumores, cálculos biliares, parasitas ou corpo estranho.

BahiaFArmShow-350x250px

O equipamento está instalado no Hospital Carmela Dutra e de acordo com a Secretaria de Saúde, após o treinamento, o arco cirúrgico já será usado diariamente para procedimentos complexos de cirurgias. Sendo mais um passo para a regionalização da saúde em Bom Jesus da Lapa, que também ganhará leitos de UTI e novos equipamentos.