Inteligência artificial pode levar ao diagnóstico precoce de doenças cardíacas e câncer de pulmão

0
GrupoSCosta-350x250px

sistema-avalia-os-riscos-de-problemas-cardiacos-e-faz-recomendacoes-ao-paciente

Sistema avalia os riscos de problemas cardíacos e faz recomendações ao paciente Pesquisadores de um hospital de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram uma inteligência artificial capaz de fazer diagnósticos a partir de exames para doenças cardíacas e câncer de pulmão. O sistema pode economizar bilhões de dólares ao permitir que esses males sejam detectados precocemente.

A tecnologia para problemas no coração estará disponível gratuitamente no sistema público de saúde britânico, o NHS, a partir do fim do primeiro semestre de 2018. Segundo o governo, isso pode “salvar o NHS” ao reduzir em 50% os 2,2 bilhões de libras (cerca de R$ 9,8 bilhões) gastos anualmente com serviços de análise de patologias.
Atualmente, cardiologistas conseguem dizer se há um problema a partir do ritmo de batidas do coração identificado em exames. Mas até mesmo os melhores médicos falham em um a cada cinco casos. Pacientes acabam sendo mandados para casa e têm um ataque cardíaco ou passam por cirurgias desnecessárias.

Os polêmicos testes de virgindade para jovens mulheres no AfeganistãoOs italianos que derrotaram a Apple ao registrar primeiro a marca Steve JobsO sistema criado pelo hospital John Radcliffe faz um diagnóstico baseado nestes exames com muito mais precisão e consegue detectar detalhes invisíveis aos olhos humanos.

Fonte: BBC