Lapa: Prefeitura realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

0
GrupoSCosta-350x250px

Teve início na manhã desta segunda-feira (14) no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a 5ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência Municipal Vigilância e Saúde de Bom Jesus da Lapa, com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, falou da construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Policlínica do município. “Já estamos com o dinheiro da Policlínica Municipal, que também é frustrante, é outro lugar que não tem estrutura, o pessoal da fisioterapia quer fazer a fisioterapia e tudo é improvisado”, falou.

 

A promotora de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Dra. Alice, estava presente no evento e ressaltou a  importância da conferência, do dialogo entre o cidadão e a secretaria de saúde, que juntos precisam construir uma saúde com mais qualidade. E alertou:”a questão da saúde mental, eu vejo em Bom Jesus da Lapa, ela é bastante preocupante e junto a isso tem a questão que os hospitais psiquiátricos estão fechando os seus espaços,  cada vez mais não há lugar para internar pessoas que necessitam de internação e no CAPS o tratamento laboratorial ele não é eficaz”. Dra. Alice chamou a atenção para a necessidade do funcionamento dos leitos psiquiátricos: “eu recebo na Promotoria pessoas que precisam  dessa internação” e falou também da necessidade de discutir sobre o Centro de controle de zoonoses no município.

Apresentação dos alunos do Grupo Jinga Bahia

Foi apresentado pelo Secretário municipal de Saúde, Marcelo Magno, as avanços e as perspectivas para a secretaria nos próximos anos.

Rosane Will, especialista em saúde pública, falou da importância da participação de todos na construção de uma saúde pública de qualidade.

A partir dos debates foram construídos quatro eixos de discussão (grupos de trabalho), onde foram apresentadas propostas, com o objetivo de montar o Plano Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa.

O evento, contou com a participação do prefeito, secretário de saúde, Promotoria, vereadores, vários secretários e muitas representações da população do município.

Esta conferência pode ajudar a colocar alguns problemas da saúde pública de Bom Jesus da Lapa nos eixos adequados. Embora significativos avanços possam ser notados em várias áreas, desde a estrutura, a contratação de profissionais e a ampliação da rede de atenção básica, problemas básicos como falta de medicamentos e materiais de uso ambulatorial, em alguns casos, ainda são relatados por usuários do SUS na cidade.

Uma outra questão fundamental que deve ser discutida e planejada é a implantação de um atendimento regional na saúde pública a partir do Hospital Carmela Dutra que será ampliado e contará com 20 leitos de UTI entre outras novas especialidades que chegarão para atender na rede pública municipal.