Maior parque solar do Brasil é inaugurado em Bom Jesus da Lapa; com capacidade para atender mais de 166 mil residências

1
GrupoSCosta-350x250px
Com 500 mil painéis solares cobrindo uma área de 330 hectares, o equivalente a 462 campos de futebol, produzindo 158 megawatts (MW) com o calor do sol.

O Governador Rui Costa(PT) inaugurou na manhã desta quinta-feira (28), o Complexo Solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, considerado o maior parque solar fotovoltaico do país, construído pela empresa Enel Green Power. O empreendimento é composto por duas usinas e tem capacidade de gerar anualmente cerca de 340 Gigawatt-hora (GWh), o suficiente para atender mais de 166 mil lares brasileiros em um período de 12 meses. Com grande potencial para produção de energia limpa, o estado da Bahia tem apostado cada vez mais na utilização de fontes renováveis que prezam a sustentabilidade ambiental, como solar, eólica e biomassa.

A energia produzida no Complexo Solar Lapa será injetada diretamente na rede elétrica, auxiliando os estados que mais sofrem com a falta de chuvas. De acordo com o governador, as fontes renováveis vão trazer ainda, oportunidades de emprego e desenvolvimento para a população da região.

Gerente do Complexo Solar Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

“Alguns desafios são números, 500 mil painéis, infelizmente na época do leilão a gente não tinha mercado local para atender a necessidade do projeto, então tivemos que importar tudo, painel veio da China, material venho da Espanha, material veio da Itália, material veio da Turquia, tudo isso para fazer o projeto”, destacou o gerente do Complexo Solar Lapa, Tiago.

Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro

“O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, agradeceu o grupo da Enel Green Power pelo investimento no município. “Nunca imaginaríamos que o sol que tanto nos castigávamos poderia ser sinônimo de riqueza para a nossa cidade, para a nossa região. Vetor de crescimento econômico, e se tornar o sol o nosso segundo ciclo econômico”, falou.

Disse ainda que a chegada de novas empresas desse ramo para o município foi graças a Enel Green Power, que “abriu a porteira”.

Governo da Bahia, Rui Costa

“É a realização de um sonho, um planejamento feito há anos, onde se vislumbrou o potencial da energia alternativa, sustentável no Estado da Bahia. Significa uma possibilidade de forte desenvolvimento, renda e oportunidades de emprego para a região do semiárido baiano, um benefício para um contingente enorme de pessoas, que em função da dificuldade de produzir pela agricultura, não via a possibilidade de emprego.”

Com temperaturas médias elevadas e altos índices de radiação, a Bahia é líder nacional em projetos para energia solar. De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são 34 Projetos, sendo sete já em operação, 11 em construção e 16 serão iniciados e finalizados até 2018. A atração dos projetos representa um investimento de mais R$ 4,1 bilhões. O estado possui também o potencial para geração distribuída, na qual os painéis são instalados em residências e prédios comerciais. Atualmente são 326 empreendimentos fazendo esse tipo de distribuição. O maior exemplo é o Estádio de Pituaçu, que é superavitário, pois vende mais energia do que consome da Coelba.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom trabalho cidade Bom Jesus é merecedora dessas grandes empresas qualidade de vida qualidade turística das pessoas que vem de fora e da região por perto tanto para a empresa como o pessoal daquela região facilita bastante todo mundo empregado e empresa ganhando dinheiro fico feliz por tudo que tá acontecendo de bom aí parabéns Bom Jesus da Lapa Prefeito e demais pessoas de bem

Comments are closed.