Codevasf inaugura nesta sexta-feira (2) obras de reestruturação e modernização do projeto de irrigação Ceraíma, em Guanambi

0
GrupoSCosta-350x250px

 

perimetro-de-ceraima-696x464
Foto: Bony Silva

Obras de reestruturação e modernização do projeto público de irrigação Ceraíma, localizado na região de Guanambi (BA), serão inauguradas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta sexta-feira (2). As intervenções mobilizaram investimentos de R$ 15,9 milhões – parte dos quais com origem em emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União. A cerimônia de inauguração contará com a presença de:

1- Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional;
2- Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
3- Sérgio Costa, diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf – respondendo pela presidência da empresa;
4- Luís Napoleão Casado, diretor de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf;
5- Harley Xavier Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa;

BahiaFArmShow-350x250px

6- Parlamentares, autoridades locais, produtores rurais, representantes da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto Ceraíma (Cooperc) e profissionais da Codevasf.

A nova infraestrutura do projeto Ceraíma possui alta eficiência no uso de recursos hídricos e busca assegurar sustentabilidade ao projeto. A substituição do antigo sistema de irrigação por sulcos pelo sistema de irrigação por microaspersão elevou a eficiência de uso da água a 85%. Já a substituição dos antigos sistemas de condução da água, que funcionavam com canais e acéquias, por tubulações fechadas, elevou a eficiência a 95%. As ações permitiram redução de quase 50% do consumo das reservas de água da barragem de Ceraíma. Além dessas intervenções, serão apresentadas nesta sexta-feira a reforma de edificações e a pavimentação de estradas na área do projeto de irrigação.

Localizado no distrito de Ceraíma, no município de Guanambi (BA), o projeto público de irrigação Ceraíma está em operação desde o início da década de 1970. Atualmente o projeto é composto por 112 lotes irrigados, aos quais se somam 16 áreas produtivas adjacentes, que totalizam 756 hectares de área irrigável – nesse espaço está inserida uma área agrícola experimental e educativa do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e uma estação de piscicultura cedida pela Codevasf. A população beneficiada direta e indiretamente pelas atividades do projeto é estimada em três mil pessoas. Hoje a produção do projeto Ceraíma alcança diversos municípios da região, sobretudo Guanambi, Urandi, Pindaí e Caetité – a população desses municípios é de aproximadamente 200 mil habitantes. A produção agrícola se destaca pelo cultivo de manga, banana, goiaba, abóbora, mandioca, hortaliças e outras culturas temporárias.