Estado começa obras de recuperação de 43 km da BA-172, entre o município de Jaborandi e São Félix do Coribe

0
GrupoSCosta-350x250px

formoso estrada

Depois de uma mobilização histórica na região de Coribe em defesa da BA 172, que uniu a população e representações políticas das cidades vizinhas de São Félix do Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória e Cocos em defesa da principal via do município, foi assinado na última sexta-feira(2) pelo Governador Rui Costa a ordem de serviço para recuperação da BA 172, entre Jaborandi – São Félix do Coribe – Entroncamento com a BA 242 no Javi, município de Muquém do São Francisco. E nesta quarta-feira(7) teve o início das obras da estrada pela empresa Construtora Caiapó, vencedora da licitação.

amovale

Segundo representantes da Associação do Vale do Formoso (AMOVAFO), que acompanharam o primeiro dia de trabalho da empresa Caiapó, inicialmente vai ser feito um trabalho de melhoramento no trecho entre o trevo do município de Jaborandi e o Distrito de Colônia do Formoso, município de Coribe, e depois do carnaval o trabalho será intensificado para a recuperação total dos 43 km da BA 172, entre Jaborandi e São Félix do Coribe.

estrada coribe

A recuperação vai até o entroncamento com a BA 242 no Javi, município de Muquém do São Francisco, fazendo um eixo de integração no sentido norte-sul aqui na região do oeste, com o investimento é de R$ 61 milhões.

O mérito pela conquista do processo licitatório ao início das obras é fruto da luta da população, em especial dos produtores de banana do povoado da Colônia do Formoso que pertence a Coribe, que foram os primeiros a se manifestarem e criarem um grupo de trabalho em defesa da BA 172, que utilizam a via para escoar a produção. Foram feitas duas manifestações nos últimos três anos. A última, em 2017, quando a população fechou a estrada por oito dias, chamando a atenção dos prefeitos e do governo do estado.