Prefeito de Serra do Ramalho nomeia mãe como secretária de Assistência Social

0
GrupoSCosta-350x250px

Por Folha do Vale
italo

Após demitir todos os secretários municipais alegando dificuldades financeiras, o prefeito de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, Ítalo Rodrigo Anunciação Silva (PSD), se envolveu em mais uma polêmica no início da semana.

O gestou  nomeou para a Secretaria de Assistência Social da cidade sua mãe, Maria de Fátima Anunciação Silva, através do Decreto Nº 022 de 11 de fevereiro.

BahiaFArmShow-350x250px

No entendimento do advogado especialista em Direito Eleitoral, Ademir Ismerim,embora o ato seja polêmico, ele não chega a ser inconstitucional. Isso porque a Súmula Vinculante 13 do Superior Tribunal Federal (STF) considera violação da Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau para cargos de comissão. Mas não exclui a possibilidade de nomeação para o secretariado municipal ou estadual.

Foram exonerados pelo gestor todos os secretários municipais e 100 comissionados,no dia 8 de fevereiro. O gestor alegou na época, que diante da situação financeira não restou alternativa. “Minha intenção é reduzir gastos, muita gente não acreditava nessas demissões”, completou.

Procurado pelo portal, Ítalo não foi localizado para comentar a nomeação da mãe. O espaço fica aberto para os devidos esclarecimentos.