Prefeitos do Oeste participam do UPB Capacita em Barreiras; o evento termina nesta sexta-feira

0
GrupoSCosta-350x250px

prefeitos_oeste_baiano

Treinamento de técnicos e gestores municipais acontece gratuitamente nesta quinta e sexta em Barreiras

Contribuir com a eficiência da gestão municipal. Com esse objetivo, a União dos Municípios da Bahia abriu na manhã desta quinta-feira (16) o UPB Capacita na cidade de Barreiras. O evento, realizado no Centro Cultural Rivelino Carvalho, recebeu prefeitos da região Oeste, secretários e servidores municipais para acompanhar palestras e orientações de aprimoramento da administração pública.

Na ocasião o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro atualizou os participantes sobre as lutas e conquistas da entidade, que acaba de completar com 54 anos. “Sem a nossa união, a nossa parceria, os municípios não avançam”, disse ao destacar que o Tribunal de Contas dos Municípios acabou de aprovar a retirada de profissionais terceirizados e de programas federais do Índice de Pessoal, graças a uma “incansável luta dos prefeitos que durou quase 20 anos”.

Eures Ribeiro, que também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, adiantou sobre as conversas com o Governo Federal para prorrogar aos municípios a obrigatoriedade do E-Social, o Sistema de Escrituração Digital de Informações Fiscais Previdenciárias.

Ao destacar a importância do trabalho desenvolvido pela UPB, o prefeito anfitrião, Zito Barbosa, de Barreiras, ressaltou a satisfação em sediar a capacitação da UPB. “Oferecer conhecimento a nossas equipes é garantir que daremos uma gestão mais eficiente para a população. Por isso, lhe agradeço pela iniciativa, presidente Eures”, reforçou.

Bastante concorrido, o evento contou com a participação do prefeito de Riachão das Neves e presidente da UMOB, Miguel Crisóstomo; prefeito de Jaborandi e presidente da Amorvale, Assuero Alves Oliveira; prefeito de Serra do Ramalho e presidente do Consórcio Sustentável do Velho Chico, Ítalo Rodrigo; do prefeito de Correntina Nilton Rodrigues, o Maguila, e as vice-prefeitas de Tabocas do Brejo Velho, Gisele, e de Barreiras, Karlúcia. Juntos eles cantaram parabéns pelo aniversário da UPB, ao final do evento, e cortaram um bolo oferecido aos participantes.

Prefeitos do Oeste participam do UPB Capacita em Barreiras; o evento termina nesta sexta-feira

Programação

O UPB Capacita segue até esta sexta-feira (17), abordando diversos temas relacionados à gestão municipal, a exemplo do planejamento, prestação de contas, captação e bloqueio de recursos da União, soluções administrativas e jurídicas, projetos de engenharia, regularização fundiária urbana e a reforma tributária dos municípios.

A capacitação tem o apoio institucional da Caixa, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), todos estão presentes no evento oferecendo serviços e orientação aos municípios. (Mural do Oeste)