Comando da 30ª Companhia da Polícia Militar emite nota de esclarecimento sobre ocorrência envolvendo comerciante

0
GrupoSCosta-350x250px

Sao Felix do Coribe comerciante é detida pela PM

O site Notícias da Lapa recebeu a Nota de Esclarecimento do Comando da 30ª CIPM da cidade de Santa Maria da Vitória sobre a ocorrência envolvendo uma comerciante,  Srª Ana L. R. M., da cidade de São Felix do Coribe. O fato foi registrado no dia 22 de junho durante uma blitz.

Saiba mais aqui.

BahiaFArmShow-350x250px

Veja a nota na íntegra:

Polícia Militar da Bahia
Comando de Policiamento da Região Oeste
30ª Companhia Independente de Polícia Militar
Santa Maria da Vitória – Bahia

Data: 26/06/2019
Horário: 10h

Nota de Esclarecimento do Comando

Narrativa:
Em data de 22 de julho, por volta 17h30, este comandante tomou conhecimento que durante a realização de Blitz em São Félix do Coribe, nas proximidades da ponte que liga àquele município a Santa Maria da Vitória, foi parada uma motocicleta em que o condutor se encontrava em total estado de embriaguez alcoólica, o que ensejou a retenção do veículo e prisão do infrator. Percebeu a Guarnição que uma senhora filmou a ação da Polícia Miliar, lhe sendo solicitado que acompanhasse a guarnição como testemunha da ação policial, bem como da prisão do motociclista, sendo por esta negado, ao mesmo tempo em que desacatou o Cmt da Guarnição e policiais que o acompanhavam.

Os procedimentos:

O Sr Josinei de Souza Neves, que conduzia a motocicleta embriagado foi conduzido para a Delegacia para autuação em Flagrante Delito. Por terceiros, tomamos ciência de que o flagranteado é ex-funcionário da Srª Ana L. R. M., a qual ao ver a abordagem passou a filma as atividades policiais.
Ao perceberem que a Srª Ana efetuou filmagens da ação policial lhe foi solicitado para que acompanhasse os policiais como testemunha da prisão ora efetuada, visto que as provas estavam no seu celular. Acontece, que segundo registro na delegacia de polícia do Ten Wudson Sulivan, a senhora passou a desrespeitá-lo, bem como a outros policiais, o que motivou a sua prisão e condução por Desacato, Desobediência e Resistência. Que ela estava com parentes que tentaram impedir a sua condução até a delegacia, o que levou a guarnição para segurança dos integrantes, e da própria conduzida, o uso de algemas.

Este Comandante, tão logo soube do ocorrido, dirigiu-se a delegacia de Santa Maria para entender melhor o fato, contudo, ao lá chegar todos os procedimentos legais já haviam sido efetuados.

No dia seguinte, via escalão superior, formos surpreendidos com a notícia que Sr Ana seria mãe do gestor do município de São Félix do Coribe, o que de logo tivemos de esclarecer não ser verdade o fato.

O Devido processo legal está em andamento na Delegacia de Polícia, e este Comando sempre esteve pronto para ouvir qualquer das partes que desejassem prestar declarações, e se assim for o caso, realizar a devida apuração administrativa.

Ontem a noite, fomos surpreendidos novamente com mensagem do Exmº Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Sr Eures Ribeiro, que conheço há vários anos, e que por informações de uma das partes fez afirmações sobre a ação dos policiais desta CIPM.

Este Comando não foi procurado para esclarecimentos por parte da autoridade em questão, como fez o gestor de São Félix do Coribe, o qual foi informando pessoalmente por este Comandante das apurações que já estavam em andamento.

Enquanto Comandante, ao *longo dos últimos dois anos e meio, reduzimos drasticamente o número de homicídios em Santa Maria da Vitória, Correntina, São Félix do Coribe entre outras cidades da região, e tudo, em grande parte se deve aos trabalhos desempenhados pelo Ten Sulivan*, oficial que trabalha com dedicação na proteção da sociedade e tem sob meu conceito grau de extremo profissionalismo, motivando os policiais sob seu Comando, em especial os integrantes do PETO.

Este ano, no primeiro semestre, tivemos um aumento considerável de homicídios, notadamente identificados por uma guerra de trafico de drogas entre criminosos de Bom Jesus da Lapa, que desejam migrar para a área de St Maria da Vitória e São Félix do Coribe, o que, pela manifestação parcial do caso em questão, nos traria grande prejuízo caso o oficial fosse julgado antes de se apurar as reais circunstancias em que os fatos se deram.

O Ten Suliva, este Comandante, ou mesmo a Srª Ana são cidadãos, devendo por isso serem respeitados, contudo, nenhum de nós se encontra acima da lei.

*Quartel às margens do Rio Corrente*
*A Palavra Convence,*
*O Exemplo, Arrasta!

Geraldo *França* de Santana – *Maj PM*
*Comandante*