Padre Rosivaldo: “É o modo de agir que dá sentido às palavras”

0
GrupoSCosta-350x250px

É o modo de agir que dá sentido às palavras

* por Padre Rosivaldo Motta 

Padre Rosivaldo, CSsR.

Em muitos discursos sábios emitidos por Jesus Cristo, Ele levou seus ouvintes a tomarem cuidado para não julgar as pessoas pelas aparências, porque elas enganam. E advertiu forte àqueles que costumavam fazer juízo maldoso dos outros: “Não julgueis para seres julgado”.

BahiaFArmShow-350x250px

Por mais que alguém seja esperto e tente iludir os outros, mais cedo ou mais tarde, sem exceção, as máscaras cairão. Até mesmo em outra situação, onde a pessoa tem boas intenções e tenta convencer os outros, mas no fundo, sua aparência demonstra que ela mesma não acredita no que fala.

Cito o exemplo de um padre ou pastor. Suas atitudes, seu jeito de tratar as pessoas, a maneira como fala, gesticula, preside o ato sagrado, mostrará sua intensidade de fé. O povo vai perceber se o mesmo fala ‘de dentro’ ou apenas cumpre um ritual; vai perceber se fala do que acredita e procura viver, ou se é apenas da “boca pra fora”. É o seu modo de agir que dará autenticidade às suas palavras.

Saindo da esfera religiosa e entrando na vida social: uma pessoa demagoga, trapaceira, que tenta levar vantagem em tudo, que invade o direito dos outros, não se mantém por muito tempo, pois a sua postura de vida, mais cedo ou mais tarde irá desmascará-lo. Basta observar com critério. A vida é lógica e essa lógica, nas entrelinhas da história, está rastreada pelo Deus da verdade.

*Antonio Rosivaldo Motta é Padre da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR), formado em Teologia e Administrador no Santuário do Bom Jesus da Lapa.