anuncie aqui
maio 2015
D S T Q Q S S
« abr    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


Bom Jesus da Lapa-Ba: Campus Lapa dará início às atividades do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica

1551509_1415823428657865_1889403044_n

Curso foi aprovado através da Resolução CONSUP 12/2015, de 07 de maio de 2015.

O IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa aprovou, no último dia 05 de maio de 2015, através da Resolução CONSUP 012/2015, a implantação do curso Superior em Engenharia Agronômica.

A implantação do curso representa uma importante conquista para a comunidade de Bom Jesus da Lapa e dos municípios do Território da Cidadania Velho Chico e demais territórios vizinhos, uma vez que concretizará o atendimento às demandas de qualificação de uma região historicamente desprovida de políticas consistentes no que diz respeito à democratização do acesso ao Ensino Superior.

Os maiores beneficiários da ação serão os territórios Velho Chico e Bacia do Rio Corrente, notadamente pela existência de uma diversidade sociocultural e produtiva, como comunidades quilombolas, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas, fundos de pasto, agroextrativistas e ribeirinhos. O Curso de Bacharelado em Agronomia já era uma demanda antiga dessas comunidades, conforme constatado nos estudos de demanda realizados, sendo o último em julho de 2014.

O curso terá a duração de 05 anos e a seleção será anual. As atividades terão início no segundo semestre letivo do ano de 2015.

O ingresso será feito de duas formas: 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada  – SISU e 50% através de Cotas Regionais, cuja seleção será realizada por sistema específico da Reitoria do IF Baiano, porém utilizando também a nota do Exame Nacional do Ensino Médio  – ENEM.

Para se inscrever a uma das 40 vagas ofertadas no segundo semestre de 2015, os candidatos deverão ter realizado o ENEM no ano de 2014. Para ingresso na turma do ano de 2016, os candidatos deverão realizar o ENEM 2015. Portanto, fiquem atentos!

As inscrições do SISU 2015 do Segundo Semestre têm início previsto para o dia 15 de junho e término para o dia 18. Logo em seguida, a reitoria realizará o processo seletivo para as demais vagas.

Fonte:IfBaiano

Paratinga-Ba: MPF tenta garantir os direitos do povo cigano

Representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Prefeitura de Paratinga se reuniram com a comunidade cigana local, nesta terça-feira (26), para discutirem a execução de políticas públicas voltadas para o povo cigano.

A comunidade reivindica direitos básicos, como água, trabalho e acesso à saúde e educação. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Ciganos, Quirino Feitosa, seu povo vive em situação subumana, já que na comunidade onde reside não há sequer água encanada.

ciganos-300x225

Além disso, eles se queixam do preconceito enfrentado, pois são vistos como “seres inferiores, desonestos e que impõem perigo à população”. Devido a esse rótulo, o mercado formal não emprega nenhum cigano, e eles sobrevivem basicamente das negociações que realizam, muitas vezes entre integrantes da própria comunidade.

Os ciganos de Paratinga pretendem desmistificar essa imagem e concorrer aos postos de trabalho, bem como serem atendidos em unidades de saúde e escolas do município. “Queremos os mesmos direitos dos outros cidadãos e queremos ser vistos e respeitados como cidadãos, inclusive pela Polícia, que nos aborda de forma diferente, às vezes chegando a ser agressiva e desrespeitosa com o nosso povo, disseminando o medo entre os nosso”, disse o líder cigano durante o encontro.

O prefeito de Paratinga, Zequinha Dourado (PDT), se comprometeu em atender às reivindicações. No que diz respeito à educação, o executivo disse que incluirá ciganos ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). Vale ressaltar que já há registro de crianças ciganas matriculadas na rede municipal de ensino.

O encontro é resultado de uma solicitação feita dirigente Associação Nacional dos Ciganos, quando esteve em Brasília. O evento marca a comemoração do grupo pelo Dia Nacional do Cigano, comemorado no ultimo domingo (24).

Fonte:Oesteacontece

Bom Jesus da Lapa – Ba: Paciente é transportado ilegalmente em caminhonete da Prefeitura

Uma idosa de 76 anos, com uma fratura no fêmur, foi atendida na UPA de Bom Jesus da Lapa e, após ser medicada com remédio para aliviar dor, foi liberada para retornar para casa, na Fazenda Batalha, no interior do município. Até aí normal, se não fosse a forma de remoção da paciente: jogada na carroceria de uma caminhonete que integra a frota da Prefeitura.

Populares que presenciaram o episódio se indignaram com o descaso para com a paciente, tanto pela alta médica sem a imobilização da área fraturada, quanto pela forma de transportá-la.

upa

“Como pode um ser humano ser tratado assim? Parece que está carregando bicho e não gente. Será que se a vítima fosse mãe ou um parente de uma autoridade lapense seria tratada do mesmo jeito? Além de toda irregularidade tem o agravante de ela está fraturada e pegar uma estrada toda esburacada a bordo de um carro que não tem estabilidade, ou seja, pode piorar o ferimento. Isso sem falar no risco de acidente”, desabafou João Paulo Oliveira, que presenciou a cena.

Teoricamente, o veículo, fruto de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, seria destinado exclusivamente ao transporte de profissionais da Saúde à zona rural, em campanhas de vacinação ou situações similares, mas nunca para fazer a remoção ou transferência de pacientes. Para este fim existem as ambulâncias.

A idosa já estava a caminho de casa, quando o motorista do veículo parou no posto Gruta da Lapa. A cena chamou atenção de quem estava no local. O empresário Fernando Costa se sensibilizou com a situação e orientou a família a retornar para a sede e os acompanhou até o Hospital Carmela Dutra, para dar entrada na internação e, em caso de transferência, utilizar o transporte adequado.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelio Magno Magalhães, o episódio é um fato isolado, que não reflete as práticas habituais em Bom Jesus da Lapa. Segundo ele, o motorista decidiu por conta própria prestar socorro à idosa e agiu sem comunicar aos seus superiores. Ele definiu a iniciativa de “conduta indevida”.

“Nós só tomamos conhecimento depois que tudo ocorreu. O funcionário, que agiu sem a nossa autorização, já foi chamado e advertido. Todos sabem que nesses casos devem acionar o Samu 192”, argumentou o titular da pasta.

O socorro que o motorista prestou à vítima até a UPA, embora errôneo, é compreensivo, apesar de ao fazê-lo ele ter infringido as normas da secretaria e o Código de Trânsito, já que o mesmo proíbe o transporte de passageiro em carrocerias de caminhonetes e caminhões. Entretanto, não justifica o fato de a vítima ter sido liberada da unidade médica naquela condição.

Segundo a equipe que prestou atendimento, o caso da idosa é de alta complexidade e, portanto, o município não dispõe de estrutura para realizar o procedimento necessário. Já Marcelio disse que há cinco ortopedistas atuando na rede municipal de saúde, inclusive cirurgiões.

“O que tem condição de fazer aqui a gente faz, inclusive nós temos realizado cirurgias de fêmur, mas no caso desta senhora tem que ser analisados outros fatores, como a idade. Essa paciente poderia precisar de uma UTI, um cardiologista, etc., aí não arriscamos, pois o nosso hospital é de média complexidade”, completou.

Questionado sobre a falha médica, ao dar alta a uma paciente com trauma e submetê-la a um transporte ilegal, o secretário alegou que não tinha conhecimento dos fatos e que irá apurá-lo. Ele também não soube informar a razão pela qual a idosa foi liberada para casa sem entrar para a central de regulação que a encaminharia para uma unidade especializada capaz de fazer o procedimento necessário.

A filha da idosa, Maria, conversou rapidamente com a reportagem do Oeste Acontece e contou que os médicos disseram a ela que a paciente teria que ser encaminhada para São Paulo.

“Me disseram para eu tirá-la para São Paulo ou então ela ficaria aleijada, em cima de uma cama. Que dificilmente voltaria a andar”, ressaltou.

O médico atendeu a paciente não quis gravar entrevista, mas caso fosse regulada, dona Maria seria encaminhada para alguma unidade hospitalar na Bahia, provavelmente em Salvador, Vitória da Coquista ou Barreiras, pois a central de regulação não é interestadual.

Fonte: oesteacontece

Nova lei aumenta segurança para comprador de carro

Revendedor é obrigado a prestar informações sobre as situações legal e fiscal do automóvel.

images (1)

Entrou em vigor nesta segunda-feira (25/5/15) a Lei Federal 13.111, de 2015, que obriga os revendedores de automóveis novos e usados a prestarem ao futuro comprador todas as informações que permitam conferir se existe alguma irregularidade que impeça a circulação do veículo, como registro de furto, multas, dívidas em aberto e outras. Para o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), essa lei representa uma vitória para o consumidor na medida em que amplia a segurança jurídica da transação.

“A obrigatoriedade de o fornecedor oferecer informações claras, principalmente sobre veículos usados, é positiva não apenas sob o aspecto físico, mas também documental da negociação”, afirma o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. Segundo ele, “essa legislação vem reforçar o direito do consumidor às informações claras e precisas sobre o produto que adquire, direito esse já garantido pelo Código de Defesa do Consumidor”. Além disso, Barbosa considera que haverá um nítido aperfeiçoamento do mercado de carros usados, na medida em que se cria um ambiente de maior segurança para as partes envolvidas.

A nova norma prevê também que todas as informações sobre a situação do veículo devem estar no contrato de compra e venda. Caso o vendedor não as forneça, terá que arcar com o pagamento de eventuais débitos e multas incidentes antes da negociação. E se o carro tiver sido objeto de furto, o consumidor tem direito ao ressarcimento total do valor pago.

Outra determinação da Lei 13.111 se refere à informação precisa a respeito dos impostos que incidem sobre aquela operação de compra e venda. Dessa forma, o consumidor saberá exatamente o quanto está pagando e quais os custos daquela negociação.

Barbosa alerta, no entanto, que as novas diretrizes são válidas somente para as empresas revendedoras. Caso o consumidor esteja comprando diretamente de pessoa física, é ele próprio quem deve se precaver e buscar as informações sobre a regularidade ou não do automóvel junto às autoridades policiais, de trânsito e fazendária do Estado onde o veículo for registrado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Procon Assembléia.

Bahia: Bancos já somam 941 queixas

Foto Ilustrativa

Foto Ilustrativa

Os consumidores da Bahia não estão nada satisfeitos com os bancos. Não é para menos, afinal as organizações financeiras usam e abusam. A insatisfação é refletida nos números de reclamações do Procon. Foram 941 desde janeiro deste ano.
As cobranças indevidas dão mais dor de cabeça. No total, foram 491 queixas. Mas, os problemas são muitos e o Procon e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, convocaram a Febraban (Federação Nacional dos Bancários) e ASBEB (Associação dos Bancos do Estado da Bahia) para reunião.
Como sempre, os bancos fizeram algumas promessas, inclusive de respeitar a lei dos 15 minutos. Mas quem frequenta as agências bancárias duvida. Os bancos não contratam funcionários, pelo contrário, demitem, e a carteira de clientes só faz crescer.
A filas são cada vez mais longas e é preciso paciência para fazer alguma operação na unidade. Sem falar, nas tarifas e juros abusivos.
Fonte: sindicatos dos bancarios

Bom Jesus da Lapa-Ba: Prefeitura divulga atrações do São Pedro 2015

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa-Ba divulgou cartaz com as atrações do São Pedro 2015, o evento acontecerá no período de 26/06/2015 a 28/06/2015.

11351307_942879885762264_9112147480637537516_n

 

Fonte: Prefeitura de Bom Jesus da Lapa

Macaúbas-Ba: Prefeitura divulga atrações do São João 2015

sjmac

A Prefeitura Municipal de Macaúbas divulgou o cartaz oficial dos festejos juninos 2015. Confira a programação, de acordo com o Blog Macaúbas On Off:

Dia 20 de junho:

LAGOSTA BRONZEADA

Dia 21 de Junho:

PÉ DE OURO

LEONARDO

CARACAS DO FORRÓ

Dia 22 de junho:

CALANGO ACESO

FERNANDO FARIA

Dia 23 de junho:

ZEZINHO DA PARAÍBAS

KABRA DA PESTE

FORRÓ CHEIRO DE MILHO

Fonte: blog on off

CGU diz que ProUni beneficiou alunos mortos e estudantes com renda superior ao limite

1432586442

RIO— Uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) revelou a existência de irregularidades no Programa Universidade para Todos (ProUni). O órgão identificou 47 beneficiários mortos, além 4.421 de bolsistas com renda superior ao exigido até o primeiro semestre de 2012. Também constavam do programa universitários que não eram brasileiros natos ou naturalizados, o que contraria as normas do ProUni. Por outro lado, foi identificado um alto índice de bolsas ociosas: 22%.

O levantamento foi feito através de dados de 1.043.333 bolsistas, 1.548.768 candidatos inscritos no processo seletivo do 1° semestre de 2012 do programa e 1.833.039 familiares dos bolsistas, para que pudessem ver se a renda per capita era compatível para o recebimento do benefício.

A CGU realizou 291 investigações e analisou os anos de 2005 a 2012. Durante a auditoria, foram verificados os mecanismos para a concessão e manutenção de bolsas, além dos dados inseridos no Sistema Informatizado do ProUni (SisProUni)— que contém informações sobre instituições de ensino, bolsas e inscrições

Os auditores verificaram que em cerca de 12% dos casos, os candidatos aptos a receber a bolsa deixaram de comprovar pelo menos um critério de elegibilidade como escolaridade, residência e renda do grupo familiar. Também foram encontrados beneficiários com duas bolsas ativas, além da seleção de candidatos para campus inativos.A Controladoria afirma ainda que “houve problemas na alimentação dos dados do SisProUni pelas instituições de ensino, bolsistas com desempenho acadêmico inferior ao estipulado, inconsistência no que a instituição informava sobre bolsas do ProUni e as vagas efetivamente oferecidas no vestibular, entre outros.”

A CGU ofereceu recomendações ao Ministério da Educação, que afirmou realizar auditorias periódicas no sistema e a criação de lista de espera para diminuir o número de bolsas ociosas.

Fonte: O Globo

Uberaba – MG: Após grávida ter alta de hospital, pai acaba fazendo parto do filho em casa


Segundo ele, médicos alegaram que ela não estava em trabalho de parto.
Direção Clínica do HC-UFTM vai apurar atendimento em Uberaba.

Jovem de 24 anos e o recém-nascido estão bem  (Foto: Wanderson Pereira/Arquivo Pessoal)

Jovem de 24 anos e o recém-nascido estão bem
(Foto: Wanderson Pereira/Arquivo Pessoal)

Após a esposa de 24 anos entrar em trabalho de parto dentro de casa, no Bairro Vila Arquelau, em Uberaba, coube ao marido Wanderson Pereira Bino, de forma improvisada, fazer o parto do filho na madrugada desta segunda-feira (25).

No dia anterior, ela chegou a ser levada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), mas foi liberada. A direção do hospital informou que vai apurar as circunstâncias do atendimento e a justificativa da alta. A mãe e o bebê passam bem.

Wanderson Pereira Bino contou que, na madrugada desta segunda-feira, Jéssica Leane Leite entrou em trabalho de parto em um quarto na casa da sogra dela, onde mora com o marido e outros cinco filhos. Familiares acionaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Porém, enquanto a unidade de resgate se deslocava, o pai realizou o parto da criança.

“Foi uma experiência que a gente nunca espera ter, foi difícil. A gente acha que vai ser atendido e que o bebê vai nascer no hospital. Eu apavorei quando vi que teria que fazer o parto. Estava ligando para o resgate e pedi para minha esposa não fazer força. Ela disse que não dava mais para segurar e eu vi que eu teria que fazer o parto. Foi especial, poucos pais passam por isso. Meus filhos viram o nascimento também e ficaram espantados. Minha filha de seis anos acordou e pensou que estava sonhando”, disse.

Parto ocorreu dentro de um quarto onde pais vivem com outros cinco filhos (Foto: Alex Rocha/ G1)

Parto ocorreu dentro de um quarto onde pais vivem com outros cinco filhos (Foto: Alex Rocha/ G1)

De acordo com informações do Samu à TV Integração, se passaram quatro minutos entre a primeira ligação, em que a família pedia socorro, e a segunda, quando falaram que o bebê já tinha nascido. Ainda segundo o Samu, um médico chegou a dar orientações pelo telefone.

Wanderson afirma ainda que após o primeiro atendimento na instituição de saúde, a esposa foi liberada ao ser constatado por médicos de que ela não estava em trabalho de parto.

“Quando minha esposa foi para o hospital, os médicos fizeram cardiotoque e disseram que o colo do útero não estava apagado e não estava na hora de nascer. Liberaram a gente e prescreveram um remédio para diminuir as contrações. Eu acho que os dois que estavam atendendo eram estudantes e não tinha ninguém de alto escalão para reconhecer que ela estava em trabalho de parto”, opinou.

Com a chegada da ambulância, mãe e filho foram levados para o HC-UFTM. Eles continuam internados, mas passam bem. Segundo o pai, o menino ganhou o nome de Davi Leite Bino. É o sexto filho do casal. As demais crianças também nasceram de parto normal. A família já passou por outra situação inusitada durante o fim da gravidez do filho Brayan, de três anos. O garoto nasceu dentro de uma ambulância a caminho do hospital.

Posicionamento HC-UFTM
Em nota, a assessoria do HC-UFTM informou que “a Direção Clínica do HC-UFTM vai apurar junto à equipe que atendeu a paciente as circunstâncias do atendimento e a justificativa da alta. Por questões éticas, a averiguação de informações sobre conduta médica segue este trâmite, não sendo realizada diretamente pela Unidade de Comunicação, que recebe a demanda e faz o intermédio da imprensa a partir da averiguação dos fatos pela Direção Clínica”, diz trecho da nota.

Futuro da família
Wanderson afirma que ele e a esposa estão desempregados após deixar o trabalho em uma granja em Almeida Campos para fazer acompanhamento gestacional em Uberaba. Sem muitas garantias para o futuro, a principal preocupação do pai é garantir um lar mais adequado para a família.

“Já tentamos ligar (ligadura de trompas) para ela não ter mais filhos, mas na época ela tinha 22 anos e não conseguimos. O Davi foi inesperado. Ela estava até tomando remédio em dia, mas engravidou. Agora, estamos esperando e ela deve ligar em julho. Enquanto isso, estamos esperando para ficar um tempo em uma casa maior da minha mãe e aguardando também sair uma casa pela companhia habitacional”, concluiu.

Fonte:G1

Bahia: Ladrões de banco têm grupo desarticulado

0e5fd5e66366b715c1f7e5d5ea5d286b_c9f00a3535a0bb02cfcea6c011106ec6

Sete integrantes de uma quadrilha de ladrões de banco, envolvidos em dois assaltos ocorridos nas cidades de Barro Alto, em 6 de março, e Andorinha, em 1º de maio, foram presos pela operação conjunta das polícias Civil e Militar e da qual participaram os departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin), a Coordenação de Operações Especiais (Coe/PC) e a Força Tarefa da Policia Militar.

Durante pouco mais de duas semanas, as equipes de policiais rastrearam o interior da Bahia e localizaram os assaltantes em três cidades diferentes. Antonio José dos Santos, 37 anos, Eudes Barbosa de Souza, 31, e Eucássio Ribeiro Costa, 30, foram presos em Cafarnaum, enquanto Soleimar Lopes de Almeida, o “Galego”, 36, Marcos André de Lima, 34, e João Rosa dos Santos, 22, estavam em Irecê e James Cleido Mourato de Matos, 31, em Mulungu do Morro,

Com os ladrões, os policiais apreenderam duas pistolas, uma ponto 40 e outra 45, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma balança e munições, além de um veículo Vectra preto, um Golfe branco e uma Hilux, também branca, esta roubada e utilizada pela quadrilha no assalto ao banco de Andorinha.

Segundo o delegado Maurício Moradillo, do Draco, outros quatro integrantes da quadrilha, Ricardo Santos de Souza, 24, Humberto José Neves e Silva, 18, e os de prenomes “Betinho” e “Galguinho do Recife” estão sendo procurados.

Autuados por porte e posse ilegal de armas e munições, receptação, formação de quadrilha e adulteração de sinal em veículo automotor, os criminosos foram encaminhados ao Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

A quadrilha foi apresentada à imprensa, na manhã desta sexta-feira (22), durante coletiva conduzida pelo delegado Maurício Moradillo e pelos majores Barreto e Washington, da Força Tarefa da PM.

Fonte: Policia civil

twitter
facebook

´