Itabuna e Ipiaú terão toque de recolher a partir desta terça (12)

0
GrupoSCosta-350x250px
Cidade de Ipiaú/Foto: Reprodução

O governador Rui Costa anunciou que os municípios de Itabuna e Ipiaú terão toque de recolher, já a partir desta terça-feira (12). A medida conjunta do governo estadual e das prefeituras dos dois municípios  que têm registrado elevado índice de transmissão do vírus.valerá, inicialmente, por dez dias e determina a proibição de circulação de pessoas e a suspensão de qualquer atividade comercial, com exceção de farmácias, das 20h às 5h. A resolução inclui ainda o fechamento de vias com registro de fluxo intenso, mesmo durante a quarentena.

Estas resoluções, segundo o governador visam reduzir drasticamente a taxa de contágio da COVID-19 nessas cidades. “Todas as medidas objetivam diminuir consideravelmente a curva de contaminação. São dez dias decisivos para mudar os números assustadores que esses municípios têm apresentado e esperamos contar com o apoio e compreensão da população”.

Rui Costa disse, ainda, que centros de acolhimento para receber pessoas com sintomas leves da COVID-19 serão abertos em Ilhéus e Itabuna. Uma bolsa de R$ 500 será paga para os infectados que aceitarem ficar por 14 dias nos locais, que estão sendo implantados em hotéis e pousadas dos municípios.  “Esta é outra importante medida que visa isolar esses pacientes com sintomas mais brandos por 14 dias, evitando assim o contágio de familiares e vizinhos, por exemplo. Além disso, nesse período, iremos monitorar a saúde dessas pessoas, podendo agir mais rapidamente, se forem necessários cuidados intensivos”.

Fiscalização – O governador anunciou, também, que será adotado maior rigor nas ações de fiscalização do cumprimento dos decretos de funcionamento do comércio e circulação de pessoas. “Eu propus ao prefeito de Itabuna, que tem registrado um crescimento assustador no número de casos, que ampliasse o número dos grupos que estão fiscalizando as atividades comerciais. Vamos reforçar o apoio da Polícia Militar (PM). Quem for pego irá para a delegacia e um processo será aberto”.

O  Governo do Estado inaugurou uma unidade de Atendimento COVID-19 no Centro de Convenções de Ilhéus, integrando uma estrutura que já conta com os hospitais da Costa do Cacau e o de Ilhéus, totalizando em 150 leitos de UTI. Além disso, a cidade aguarda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha. Em Itabuna, estão sendo oferecidos 40 leitos no Hospital Calixto Midlej, 13 leitos infantis no Hospital Manuel Novaes e mais 48 leitos estão sendo implantados no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. (A Tarde)