A Promove tem a melhor nota no Enem 2018 entre as escolas de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

82354523-8133-4335-adcc-4bb340bbc55a
Turma do 3ª Ano do Ensino Médio da Escola Promove.

Pelos critérios objetivos de classificação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM , a Escola Promove obteve a melhor colocação entre as três instituições de ensino de Bom Jesus da Lapa avaliadas no Exame. O Enem avalia os conhecimentos dos alunos, através das provas objetivas das áreas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem e matemática, além da prova discursiva de redação. Em todas essas avaliações, o Colégio Promove obteve as melhores médias na avaliação com seus alunos.

redaçãoNa média das provas objetivas, os alunos da Promove obtiveram média 610 pontos, o que coloca a instituição entre as 65 melhores instituições de ensino médio do Estado da Bahia. Já na prova de redação, os alunos do Colégio Promove tiveram a média de 677 pontos, obtendo a 131ª colocação na Bahia. O universo de escolas de ensino médio que participaram do exame no Estado da Bahia são de 480, sendo 329 privadas.

BahiaFArmShow-350x250px

a Escola CIEC obteve 566 pontos nas provas objetivas, se destacando na pontuação de matemática (618 pontos) e obtendo a segunda colocação dentre os colégios participantes de Bom Jesus da Lapa. No Estado o CIEC obteve a 210ª colocação nas provas objetivas e 446ª posição considerando a média das provas de redação.

gráfico promoveA novidade na avaliação do exame deste ano do Enem no município é a primeira participação do Instituto Federal Baiano – IFBaiano. Na sua primeira avaliação o Instituto obteve a segunda colocação no município nas médias das notas de Redação (640 pontos) e terceira colocação nas provas objetivas (559 pontos).

CONSIDERAÇÕES DA AVALIAÇÃO

Entretanto, uma importante consideração deve ser feita nessa comparação entre as instituições. O Colégio Promove e o CIEC são instituições de ensino onde são classificadas como nível socioeconômico Médio Alto pelo INEP, instituto responsável pela aplicação das provas do ENEM. Portanto, passíveis de comparação objetivas, sendo que tem o mesmo nível na classe social dos estudantes, conquanto a renda. Já o IFBaiano tem o nível sócio econômico, na sua grande maioria, advinda de escolas públicas, onde o nível social é de baixa renda. Outro fator importante de comparação é a quantidade de alunos que prestam o exame em cada instituição de ensino. No caso do CIEC e Promove, as escolas estão classificadas no porte de escola de 1 a 30 alunos que prestam exame e o IFBaiano no porte de maior que 90 alunos. O quantitativo também interfere estatisticamente nas médias das instituições de ensino.

Vale frisar também a evolução e a boa média de todas as instituições no contexto histórico das avaliações. As avaliações estão melhorando em todos os colégios.
Não foram encontradas as notas de média das demais instituições de ensino médio de Bom Jesus da Lapa, como Colégio Modelo, Estadual, São Vicente e do Projeto Formoso.

ESCOLA PROMOVE

Alguns pontos merecem destaque no resultado da avaliação do ENEM do Colégio Promove. Primeiro que nessa última avaliação os alunos da Promove obtiveram as maiores pontuações históricas do colégio desde o início das avaliações em 2009. As notas, tanto de Redação (676,8), como de provas objetivas (609,74) são recordes. Outra importante consideração é o destaque estadual e, principalmente, regional da Promove. Se tomarmos a cidade de Guanambi como referência, a Promove foi superior a todas instituições de ensino daquela cidade, tanto públicas, como privadas. Conquanto, a referência da região continue sendo a Cooperativa Educacional de Caetité com notas de 630 (objetivas) e 824 (redação). Estando entre umas das 25 melhores instituições de ensino do Estado da Bahia.

cbf9b2fc-c0b1-4580-886e-84cde33da5d3
Foto: Manoel Virgílio/Jornal o Visto

A diretora da Escola Promove, Izabela Magalhães, atribui o resultado a um trabalho diário que envolve  os melhores profissionais, com a parceria dos pais no processo de aprendizagem. “Porque se a gente for pensar, temos os melhores alunos, com os melhores professores e os pais”, disse.

Ela frisou, que a diferença quem faz são os profissionais da instituição, desde o portão de entrada da escola, até a sala de aula, coordenação e direção. “É isso que faz a Promove ser a melhor escola. Esse compromisso, esse envolvimento dos profissionais, entre alunos e pais de alunos. E considerando, que trazemos muito a família para a Escola, já que a família tá no mesmo nível que o profissional que aqui está”, destacou.

Izabela lembrou, que não adianta a escola e nem os pais trabalharem sozinhos, mas se fortalecerem juntos. E que todos os projetos da instituição busca trabalhar, tanto o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes para a vida profissional e acadêmica (vestibular), como o envolvimento humano, capaz de ajudar o estudante a se entender e desenvolver dentro da sociedade como um ser de transformação.

“Conquistas como essas nos tornam ainda mais confiantes no nosso propósito e na nossa forma de fazer educação. Sabemos que nossos resultados são frutos de um trabalho sólido, honesto e focado, sobretudo, em uma formação ética, humana e que procura desenvolver as potencialidades dos nossos estudantes, desde o início na Educação Infantil até o Ensino Médio e Pré-Enem”, avaliou.

Completando 30 anos de história em Bom Jesus da Lapa, o principal objetivo da Escola Promove é oferecer uma educação de qualidade, visando sempre, o sucesso dos estudantes da instituição e o resultado é o alto índice de aprovação dos alunos que passaram pela escola  no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para as melhores universidades públicas do país. Texto: Demétrio Rocha/Edição: Notícias da Lapa.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.