Advogado da União profere palestra sobre combate à corrupção em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

37042547_395322474207045_2189217136545628160_n

A população brasileira tem demonstrado estar muito incomodada com  a corrupção desenfreada, como se percebe nas redes sociais. O que de fato ela tem feito para conter tal prática? O oque o  cidadão pode fazer em relação a isso, ou deve esperar apenas pela atuação das autoridades? São estas as questões levantadas e debatidas pelo Advogado da União Waldir Santos na palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”, que será apresentado no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães(MODELO), em evento aberto ao público, neste domingo (15/07) às 10h.

O evento objetiva afastar os quatro fatores que impedem que a população tenha uma participação mais efetiva no combate à corrupção: a falta de informação, o medo, a falta de tempo e a descrença na efetividade das leis e da Justiça.  Waldir Santos, idealizador do sistema Conselho de Cidadãos (www.conselhodecidados.com.br) apresenta um método de atuação onde não há qualquer risco de exposição pessoal ou possibilidade de utilização partidária, sendo ainda o sistema, segundo ele, “imune a qualquer espécie de controle (econômico, político, intimidatório, emocional etc), pois segue princípios bem peculiares, como por exemplo a não atuação no município em que têm domicílio os integrantes de cada unidade”.

BahiaFArmShow-350x250px

Além do combate à corrupção, a palestra também aborda outro tema igualmente relevante para a sociedade: como ajustar o resultado das eleições para vereador àquilo que os eleitores realmente querem. As pessoas em geral não sabem, mas a soma dos votos dados aos vereadores eleitos em qualquer município chega a 20 ou 25% do total de eleitores, às vezes mais um pouco, ou menos. “Isso mostra que a culpa pela qualidade dos nossos representantes não é dos eleitores, já que a maioria não votou neles”, afirma o palestrante.

Na verdade, como o sistema que rege as eleições no Brasil é o proporcional, a maior parte dos votos é dada aos pequenos candidatos, que sequer sabem que estão apenas servindo de escada, juntando votos conscientes para eleger os representantes de sempre, que são sempre criticados pelas suas ações ou omissões. Com base no conteúdo da página www.votovalido.org, o palestrante apresenta uma solução para os candidatos que, apesar de derrotados, são tidos como possíveis melhores representantes. Isso faz com que a palestra se torne muito interessante para os suplentes de vereadores e para aqueles que pretendem se candidatar em 2020. É apresentado um caminho para a verdadeira renovação da política, muito mais eficaz que a ideia simplista do “não reeleja ninguém”, que, como explicado acima, não funciona.

A palestra é uma boa oportunidade de promover um debate produtivo com os cidadãos, sobre tema relevantíssimo para a sociedade.