Agência  Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa  receberá  reconhecimento da Câmara de Vereadores 

0
GrupoSCosta-350x250px

A Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa, receberá uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Vereadores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a segurança fluvial em mais de 90  municípios banhados pelo Rio São Francisco. A proposta é de autoria do vereador Neto Magalhães(DEM), que foi votada e  aprovada por unanimidade na manhã desta quinta-feira(19).

Justificando a solicitação, o vereador Neto destacou que a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa tem realizado um importante trabalho não são ao município de Bom Jesus Lapa, mais em toda região de jurisdição, inciando no município de Malhada e seguindo até Chique-Chique. Ele destacou que os militares tem realizado um grande trabalho na região, mesmo com a grande dimensão da área, junto as população ribeirinha, com as   inspeções navais no rio São Francisco, além do trabalho educativo e formação de  novos aquaviários.

O vereador  lembrou, que durante os períodos de romaria, a Agência Fluvial tem intensificado as fiscalizações,  verificados  os documentos das embarcações, material de salvatagem, a capacidade de transporte dos passageiros. O que tem evitado afogamentos e incidentes durante o evento, especialmente com o patrulhamento naval.

A Marinha é a autoridade marítima brasileira e órgão responsável pela fiscalização nos mares e rios que cortam o território nacional, e em Bom Jesus da Lapa os militares fazem o patrulhamento de 527 Km do  Rio São Francisco. Com uma área de jurisdição que corresponde a 91 município, tem  como propósito garantir a segurança da navegação, além de permanecer em prontidão constante para a atuação nas atividades de prevenção e resposta à poluição hídrica causada por embarcações e para as ações de busca e salvamento de pessoas em perigo no rio.

Realiza, ainda, o atendimento ao público para  credenciar e acompanhar os pescadores, fiscalizadas periodicamente todas as embarcações, especialmente nos períodos de romaria, onde tem maior movimentação de passageiros.