Apesar do decreto do Governo Federal, Diocese de Bom Jesus da Lapa mantem suspensas missas e outras atividades religiosa presenciais

0
GrupoSCosta-350x250px
Quarta-feira Santa no Santuário da Lapa. Celebração do Encontro e meditação das Sete Dores da Mãe da Soledade realizada na Gruta do Senhor Bom Jesus. Fotos Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

A Cúria Diocesana não retomou os encontros presenciais na Diocese de Bom Jesus da Lapa, apesar do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que inclui as atividades religiosas como serviços essenciais. No final de março, o Bispo Diocesano Dom João Cardoso, emitiu um novo Comunicado Pastoral, reafirmando as medidas que já haviam sido adotadas pela pastoral, visando a prevenção do novo Coronavírus(Covid-19 na cidade e nas paróquias que fazem parte da Diocese. As atividades presenciais nas paróquias foram substituídas por ações virtuais como medidas de prevenção. Mudando a rotina de um dos principais santuários do Brasil. O Santuário do Bom Jesus da Lapa, que recebe anualmente mais de 2 milhões de fiéis, parou de promover celebrações com a presença de fiéis, e as principais atividades tradicionais que fazem parte da programação da Semana Santa também foram suspensas.

O decreto assinado por Bolsonaro inclui “atividades religiosas de qualquer natureza” à lista de serviços e atividades essenciais que podem funcionar normalmente durante a quarentena. O decreto pondera que as atividades devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde.

Rituais religiosos e tradições não passaram ilesos ao Covid-19 em outras partes do mundo. A Diocese de Roma fechou mais de 900 igrejas e o papa liberou os fiéis de irem à missa aos domingos. No Vaticano, a Praça de São Pedro não tem mais eventos. A Arábia Saudita fechou os portões de suas principais mesquitas para as tradicionais orações de sexta. Eventos em Israel foram suspensos e os sempre lotados templos hinduístas da Índia estão com restrição para funcionar.

BahiaFArmShow-350x250px