Ato contra corte de recursos para a UFOB e IFbaiano está programado para 15 de maio em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

DSC_0711Professores e servidores das universidades federais de todo o País estão programando para o dia 15 de maio uma paralisação para protestar contra o corte de 30% das verbas de custeio em 2019. Um ato  também sera realizado em Bom Jesus da Lapa nesta data.

Os servidores, técnico-administrativos do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB) de Bom Jesus da Lapa realizarão  na próxima segunda-feira (13), às 17h, na quadra do Campus,  uma assembleia para debater e informar  sobre o que vem acontecendo com a Educação brasileira e para mobilizar a comunidade acadêmica  para o Ato no dia 15 de maio.

O ato do deste dia, terá ainda a participação de professores. Os estudantes  do Campus XVII da UNEB e do IF Baiano, escolas da rede pública e privada, Codevasf e outras instituições da cidade de Bom Jesus da Lapa  também devem acompanhar a mobilização.

Ainda não há confirmação se haverá uma manifestação com a participação da UFOB fora da paralisação dos trabalhadores em educação prevista para o dia 15 de maio.

Para a UFOB, o corte representa R$ 11,8 milhões  a menos no caixa, o que vai afetar as atividades da instituição já no segundo semestre. A universidade anunciou que mesmo já tendo feito todos os cortes necessários, para tentar minimizar os impactos nas atividades nos próximos meses, fará novas avaliações de possíveis ajustes. Também vai  em Brasília reunir com o  MEC, com a proposta de apresentar a situação da instituição, que tem a penas 6 anos de existência,  e ainda busca se consolidar na região Oeste da Bahia.

Confira a nota de convocação na integra:

Cumprimentando a todos cordialmente, vimos através deste convidar TODA a comunidade do CMBJL para um ato em defesa da Universidade, fazendo frente aos ataques que vem sofrendo a educação. A UFOB, por exemplo, vai sofrer um contingenciamento que chega a R$ 11.872.857,00. O que irá inviabilizar fortemente as atividades da Universidade como: capacitação de servidores; fomento às atividades de graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão e recursos de investimento utilizados para aquisição de livros, equipamentos, realização de obras e garantia da Assistência Estudantil.

Por isso convidamos a todos a comparecer na segunda-feira 13/05/2019 às 17h na quadra do Campus para debatermos e informamos sobre o que vem acontecendo com a Educação brasileira e enfatizar o convite para o Ato no dia 15/05/2019, que será em conjunto com o IF Baiano, UNEB, escolas da rede pública e privada, Codevasf e outras Instituições públicas da cidade em defesa da Educação.

Nossa comunidade universitária precisa estar presente e mostrar para a sociedade, principalmente a lapense, a importância desta e instituição (e de tantas outras) no desenvolvimento não só da qualidade da educação, mas da região como um todo.

A solidariedade que devemos demonstrar em atos como os citados acima é fundamental para evitar o sucateamento da educação no País. Não podemos deixar de nos conectar e nos solidarizar em prol da educação de qualidade para todos.
Precisamos formar uma frente para ressuscitar a fé na educação!

Atenciosamente,

Servidores Técnicos Administrativos em Educação
Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa – CMBJL
Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB