Audiência pública sobre a construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa reuniu bom público; O povo quer novo aeroporto.

0
GrupoSCosta-350x250px

A audiência pública sobre a construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa reuniu bom público na noite desta terça-feira(23) na Câmara de Vereadores.
Estiveram presentes autoridades, médicos, comerciantes, representantes de igreja, imprensa, entre outras representações da população. Para discutir o investimento  de recursos municipais, que anteriormente, já foram anunciados estarem no “cofre” do município disponíveis para a construção de um novo aeroporto em Bom Jesus da Lapa.

“Vou fazer esse aeroporto, se preciso for sacrífico outros investimento. Tirar Lapa do atraso”.

Para tanto,o gestor municipal, Eures Ribeiro(PSD), preferiu ouvir a população sobre este empreendimento que pode alavancar o desenvolvimento na cidade, especialmente em áreas como saúde, educação e turismo.
Durante audiência pública  foram apresentadas aos  convidados pela equipe técnica informações referentes ao novo aeroporto da cidade, bem como valores que serão gastos. Após ouvir as explicações dos técnicos, população participou dizendo ser favorável a obra.

Equipe técnica apresentando o projeto

De acordo Eures, não existe interesse do Governo do Estado em fazer aeroporto em Bom Jesus da Lapa, que  até  o terreno que foi desapropriado para esse fim, até hoje o estado nunca pagou a indenização, e  para resolver a situação a prefeitura vai fazer uma Parceria Público Privada (PPP), com Ronaldo, dono do aeródromo Ninho do Bacurau, onde serão investidos 5,5 milhões (cinco milhões e quietos reais) para adaptar o espaço em um grande aeroporto.

“Foi contratado um equipe, foi feito um processo licitatório para fazer um estudo dessa área de Ronaldo. O projeto vai ficar pronto me 60 dias para a gente ver a viabilidade, mais o investimento que tem que ter para terminar a obrar  é de 8 milhões de reais, para terminar o aeroporto de Ronaldo. Nós já contactamos através da empresa Azul, e a  Azul ficou interessada, inclusive de ajudar financeiramente na parceria PP, e colocar os voos diretos de Bom Jesus da Lapa para Brasilia. Se o investimento for feito nas condições que ela apresentou, ela bota uma linha aérea em Bom Jesus da Lapa. O município já disponhe de 5,5 milhões de reais em conta destinada para fazer esse investimento”, falou o prefeito.

Sala das sessões antes do inicio da audiência

Com essa proposta será construído o novo aeroporto da Capital Baiana da Fé, em um novo endereço, com pista de decolagem e pouso e decolagem, área do pátio das aeronaves, salão de passageiros entre outras novidades, que serão incluídas no projeto, de acordo com as novas normas de segurança e funcionamento de aeroportos. A data para o processo licitatório ainda não foi definida, mas a previsão é que o processo licitatório seja realizado o mais breve possível.

As autoridades  que fizeram parte da mesa, frisaram os pontos positivo desse empreendimento, e manifestaram total apoio a proposta do prefeito de Bom Jesus da Lapa pela coragem.”Parabéns prefeito pela determinação nessa grande obra, de pensar no desenvolvimento de Lapa, e não medir esforço nesse novo desafios”.

Eures agradeceu a presença de todos, e mandou os técnicos continuarem os trabalhos.” Podem continuar o projeto, em 60 dias eu volto aqui para apresentar o projeto para a população de Bom Jesus da Lapa”.