Aumento nos preços da carne bovina em Bom Jesus da Lapa assusta e afasta consumidores

0
GrupoSCosta-350x250px

O preço da carne bovina disparou nos mercados e açougues de todo país nesta semana. A situação acendeu um sinal de alerta ao consumidor, que precisará de atenção no ato das compras para que consiga economizar. Em Bom Jesus da Lapa, o preço médio apresentou uma aumento de quase 20% em relação ao mês de setembro. O site Notícias da Lapa realizou uma levantamento dos preços médios das carnes em cinco estabelecimentos comerciais da cidade, a fim de verificar como os mercados estão se comportando neste período.

O preço médio de todos os estabelecimentos, ainda que alto, não sofre grande variação.


“Difícil essa situação! Como se faz para comprar carne com um preço acima de R$ 30,00 ganhando um salário mínimo. Vim aqui comprar uma carne de sol, desistir. É um absurdo o preço! Eu não entendi nada, ainda estou me perguntando como isso aconteceu”, reclamou Dona Zenaide Santos, de 48 anos.

BahiaFArmShow-350x250px

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o principal motivo dos altos valroes é o aumento das exportaç~eos de carne para China, Rússia e Emirados Árabes, o que afeta diretamente o bolso do consumidor. Além disso, o órgõa alega qeu este é o período de estiagem mais longo em 2019, e isso deixou o pasto seco, fazendo com que o gado não engordasse. A situação colocou ainda mais pressão no mercado.

“Vai ser o jeito a gente mudar a mistura. Se não as contas ficarão desequilibradas. Não esperava que a carne fosse ficar tão cara assim. O jeito é comprar uma menor quantidade e uma carne mais barata. O que não podemos é pagar esse valor tão alto”, afirmou a dona de Casa Maria dos Santos, de 53 anos.