BA-160: Sem garantia do asfalto, comunidades  de Bom Jesus da Lapa irão fechar rodovia por tempo indeterminado

0
GrupoSCosta-350x250px
Manifestação realizada pelos povos quilombolas em junho de 2018, na chegada do Governador Rui Costa no aeroporto da cidade/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Quase um ano depois da última manifestação, moradores das comunidades quilombolas e assentamentos do município de  Bom Jesus da Lapa prometem fazer uma grande manifestação, na próxima semana,  dia 5 de agosto,  para cobrar do Governador da Bahia, Rui Costa(PT), a recuperação da BA – 160, no trecho  entre Bom Jesus da Lapa e o município de  Malhada, que dá acesso a mais de 19 localidades.

Um áudio  divulgado nas redes sociais, convoca  população da região para o fechamento total da via. “Ibotirama, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Malhada, comunidades quilombolas, assentamentos, comunidades tradicionais, movimento sociedade civil – juntos denunciaremos o descaso do governo da Bahia. Queremos a BA-160 completa! Não ao tapa-buracos! Não ao cascalhamento! Não ao preconceito e a exclusão social. Essa luta também é sua! Vai ficar de fora? Vai silenciar? BA-160, já!”

Desde a última semana que os quilombolas intensificam mobilização pelo asfaltamento do trecho da BA-160 entre Bom Jesus da Lapa a Malhada, lançando uma campanha, para mostrar a realidade da estrada.

A  recuperação dessa rodovia estadual é um sonho, ou mais que isso, uma necessidade de sobrevivência para moradores de comunidades quilombolas e assentamentos que moram à margem dessa via. Eles afirmam já estarem cansados de promessas não cumpridas pelo Governo do Estado. “Há muitos anos o povo grita por uma atenção do governo e vive de promessas. Estamos cansados das promessas do governador”.

A indignação do povo além de ser pelo descaso e situação desumana da BA 160 é também pelas diversas promessas realizadas pelo governador Rui Costa sem cumprimento. “Cada dia a situação fica pior e são famílias que estão sendo privadas de deslocamento e outros direitos básicos. Inúmeras mortes causadas por acidentes”, lamenta.

E contrariando mais uma vez as expectativas, o governo do Estado iniciou as obras de recuperação da via, entres o município de Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, deixando de foram a outra parte, de Bom Jesus da Lapa a  Malhada. E  prometeu fazer apenas uma  intervenção no trecho com cascalho.

A população cobra a realização da recuperação total da BA-160 com o asfaltamento. E destacam que  é desperdício do governo gastar dinheiro como na última vez, apenas para um serviço que poucos meses já não resolve nada.

A referida estada já foi considerada por diversas vezes como a pior do Brasil, no trecho entre  Bom Jesus da Lapa e Malhada. A cada dia mais crítica, com cerca de 150 km de extensão, o asfaltamento, ou pelo menos o que restou dele, está em precárias condições de trafegabilidade, que mesmo com cascalhamento de alguns trechos  não deixou de causar transtornos, colocando em risco a vida de centenas de famílias que diariamente trafegam pelo local, especialmente das 19 comunidades de maioria quilombolas que usam a estrada como a principal via de acesso a seus territórios.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.