Banana: Chuvas voltam a região e para evitar Sigatoka produtores podem fazer uso de defensivos para controlar praga

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Arquivo Notícias da Lapa

No fim do ano passado, as chuvas ficaram abaixo do volume estimado na *Normal Climatológica em Bom Jesus da Lapa, de acordo com dados meteorológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) – e, quando aconteciam, eram irregulares.

Assim, segundo produtores de banana da região, as pulverizações contra a Sigatoka-amarela (Mycosphaerella musicola) – que possui como principais sintomas a morte prematura de folhas, a maturação precoce de frutos, a redução na área foliar e, consequentemente, a queda de produtividade –, não foram realizadas no período, devido ao fato de o fungo não se desenvolver em um ambiente com baixa umidade.

precipitação bom jesus da lapa bahia inmet

BahiaFArmShow-350x250px

Por outro lado, as chuvas foram frequentes na região em janeiro, ultrapassando a normal climatológica. Por enquanto, produtores relatam que, como as precipitações foram muito espaçadas, novas aplicações não foram necessárias – sendo que devem ocorrer apenas após um período mais longo de chuvas.

Vale destacar que as precipitações ocorreram no inicio de janeiro e retornaram à região na semana passada (21). Para os próximos dias, é esperado que o volume de chuva se mantenha constante, assim como as altas temperaturas, de acordo com o Inmet, podendo contribuir para o início das aplicações de defensivos contra a doença.

*Normal Climatológica é um arquivo de dados meteorológicos de uma região ao longo de 30 anos.

Fonte: Cepea/Hortifruti