Bebês nascidos na rede municipal de saúde de Bom Jesus da Lapa sairão com certidão de nascimento, cartão do SUS e CPF

0
GrupoSCosta-350x250px

 

maternidade
Maternidade Municipal Carmela Dutra em Bom Jesus da Lapa.

Em cerca de 30 dias, todos os bebes nascidos na rede municipal de saúde do município de  Bom Jesus da Lapa já sairão com a Certidão de Nascimento,  Cartão do SUS e  CPF, gratuitamente,  emitidos na própria maternidade do município. O projeto em parceria com o Cartório  de Registro Civil  de Bom Jesus  facilitará a realização do procedimento para os pais, está previsto para começar no mês maio  na Maternidade Municipal Carmela Dutra, de acordo o Secretário Municipal de Saúde, Marcélio Magno.

Ele destaca que o  município montou a estrutura para fazer os procedimentos. E enquanto a mãe  estiver descansando do parto, o pai ou outro parente vai poder fazer  o registro e depois retirar o CPF e Cartão SUS. “Isso traz comodidade aos pais. Isso é o passaporte da cidadania para o bebê que acaba de chegar a este mundo. Tendo registro, a pessoa se torna um cidadão, com direitos que lhe são garantidos pelo estado, como o acesso à escola, aos projetos sociais, entre outros. Essa é a principal proposta do prefeito de Bom Jesus da Lapa”, disse o secretário.

O registro de nascimento é o primeiro documento que tem valor legal na vida de um cidadão. Através dele, a pessoa pode se matricular em escolas e ter atendimento na rede pública de saúde e programas sociais, assim como tirar os demais documentos, como CPF e carteira de Identidade. Ou seja,  a partir deste momento, o recém-nascido pode ser incluído em programas sociais e ter garantido seus direitos, estabelecidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

CLIQUE AQUI E CURTA A FANPAGE DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA