Bom Jesus da Lapa: Juiz Federal Dr. Leonardo é homenageado com Moção de Aplauso pela Câmara de Vereadores

0
GrupoSCosta-350x250px

11111111111

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Bom Jesus da Lapa e aos 23 municípios do Vale do São Francisco, o Juiz Federal Dr. Leonardo Hernandez Santos Soares, da Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa foi homenageado com  uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores, de autoria do vereadores Romeu Thessing (PCdoB), e do presidente da Casa, Miguel Leles(PSL)  aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira(07).

Justificando o pedido, os vereadores destacaram o papel importante que o Juiz Federal tem desenvolvido no município e na região, fortalecendo o Poder Judiciário, em defesa dos menos favorecidos e construindo uma nova perspectiva de acesso ao direito.

111

“É a primeira vez na história que nós vereadores, a população e a própria imprensa percebe e acompanha a ida de um Juiz Federal na Câmara de Vereadores. Esse que não se furta em ficar em seu gabinete, e sim ir ao encontro da população que clama”, disse Romeu.

O vereador destacou o currículo de Dr. Leonardo, “que passaria horas falando sobre as várias formações do juiz, no entanto o que mais tinha chamado a atenção, era a formação   em Direito Agrário”, mostrando a importância do seu posicionamento perante o contexto da região que sofre e pede socorro, nas suas diversas lutas e necessidades.

No uso da fala o presidente da Câmara Miguel Leles destacou que a Câmara estava fazendo um justa e merecida homenagem a Dr. Leonardo. “Em pouco tempo observamos o quanto o senhor (Juiz) tem desempenhado a frente da Justiça Federal, que não tem medido esforços para se deslocar até as comunidades, até as pessoas que clamam por justiça. A população tem enxergado humildade e uma pessoa extremamente humana de vossa excelência”.

Miguel disse que Bom Jesus da Lapa tem uma Justiça Federal hoje agindo de uma forma conciliadora, e extremamente justa. “Um juiz dinâmico que olha para os mais humildes e necessitados”.

Destacou ainda que em pouco tempo foram 600 audiências conciliadoras, de processos relacionados a Previdência Social. “Pessoas que estão se sentido injustiçadas, que recorrem a seus direitos e há muito tempo ficavam sem resposta”, relembrou o vereador.

Dr. Leonardo nasceu no dia 7 de maio de 1984, em Goiânia(GO), possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Goiás (UFG), e duas especializações em Direitos Internacionais e em Processo de Direito Eleitoral pela mesma universidade. Foi Procurador Federal da Advocacia Geral da União. Assessor Jurídico do Desembargador Federal do Tribunal Federal da 1ª Região, Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, e assessor chefe da Vice presidente e corregedoria do TRE de Goiás. O Juiz Federal de Bom Jesus da Lapa tem experiências na área de direito eleitoral, direito administrativo, direito agrário, direito tributário, e internacional. Se destacou na Vara Única de Rondonópolis (MT), quando foi reconhecido pela impressa como o juiz da cordialidade conforme o Jornal A Tribuna.

qui2
Visita as as comunidades quilombolas de Bebedouro e Araça-Cariacá no inicio do ano. Foram discutidas questões como acesso a água potável, condições da BA-160 e conflitos fundiários; encontro marcou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Em Bom Jesus da Lapa,  Dr. Leonardo tem se destacado, ouvindo  as demandas, e criando uma nova dinâmica de acesso das pessoas à Justiça Federal. Depois de sua chegada, ele  conseguiu derrubar vários paradigmas vinculados a percepção do olhar para a instituição, do “Poder Judiciário Federal” distante do povo.

A região de Bom Jesus da Lapa tem intensos traços da presença dos povos quilombolas, caracterizando como umas das regiões mais ricas culturalmente do Brasil, e ao longo dos anos, na sua história, nunca um Juiz Federal tinha visitado uma dessas comunidades, e ouvido o clamor do povo, que ao longo dos anos sempre teve seus direitos negados. Nessa dinâmica, Dr. Leonardo tem se colocando a serviço da luta para que a lei seja cumprida, tanto no reconhecimento pelo Estado, como também na legitimação do seu espaço dos povos diante da pressão dos grandes empreendimentos.

Até mesmo nas questões ligadas a energia, o juiz tem visitado comunidades e ouvido na justiça Federal as comunidades que ainda não conseguiram o direito de ter luz elétrica em sua casas.

juiz-640x420
O juiz Federal Dr. Dr. Leonardo Hernandez Santos Soares, foi até o pátio onde os professores estavam concentrados e ouviu as representações, frisando que a sala de Audiência está à disposição para o diálogo.

O juiz tem dialogado com todos os seguimentos da sociedade lapense, ouvindo professores e as suas diversas demandas, buscando sempre o diálogo entre as partes.

Criando uma nova forma de acesso  ao direito junto com a advocacia local, reunido-se uma vez por mês com a Ordem dos Advogados do Brasil(OAB).

1ª Semana de Conciliação e Instrução de Feitos Previdenciários

Foi responsável pela  1ª Semana de Conciliação e Instrução de Feitos Previdenciários no início de mês de outubro, envolvendo 24 municípios da região do Vale do São Francisco, vinculado a Subseção da Justiça Federal de Bom Jesus da Lapa. Como marco, contou com a presença da  Dra. Ivana Roberta Couto Reis de Souza, Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal no Estado da Bahia (AGU). onde mais de 600 processos foram resolvidos por meio da conciliação, injetando na economia da região do Vale do São Francisco mais de 4 milhões.

A homenagem foi recebida com satisfação por colegas, representações sociais e população que veem no Dr. Leonardo Hernandez, um cidadão, que cumpre o seu papel com dinamismo, como Juiz Federal, em busca de uma sociedade equilibrada, através das  suas competências.