Bom Jesus da Lapa: Movimentos sociais fazem Ato na ponte sobre o Rio são Francisco em defesa das Águas

0
GrupoSCosta-350x250px

IMG-20180318-WA0028

Neste domingo(18) um Ato em defesa das águas foi realizado na ponte Gercino Coelho, sobre o Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. Uma grande caravana, composta por Movimentos Sociais, Riberinhos, Geraiseiros, Organizações Populares e pastorais que ocuparam a ponte, chamando a atenção para a situação dos rios da região, dos conflitos envolvendo o uso da água.

rio

Durante a ocupação da ponte, diversas representações fizeram o uso da fala, chamando a atenção para a situação do Rio São Francisco, que nos últimos anos tem sofrido com os impactos causados nos seus afluentes pelos grandes empreendimentos. Próximos ao Santuário, destacaram  a importância da renovação da fé no Bom Jesus da Lapa, para fortalecer a luta do movimento. “Estamos aqui hoje, é um momento histórico, onde estamos diante de um rio que sofre, e nós precisamos renovar a nossa fé, para continuarmos lutando pela  sobrevivência dos nossos rios, que é a  condição da nossa sobrevivência  nessa região”, destacou.

IMG-20180318-WA0026

Depois do Ato as representações seguiram para uma celebração religiosa na Gruta da Soledade, onde aconteceu a Missa do Envio, da Caravana para o Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018, aberto neste sábado (17), na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília.

O evento, que vai até o próximo dia 22, é um contraponto ao 8º Fórum Mundial da Água, que começou oficialmente neste domingo (18) e termina no dia 23, também na capital federal. Neste período, representantes das defensorias públicas do Brasil e da Argentina, do Ministério Público Federal e estaduais, organizações não governamentais do Brasil, Argentina, Chile e Bolívia, sindicatos e especialistas em sustentabilidade  falarão sobre água na perspectiva de direito humano fundamental, com o objetivo de formular diretrizes e recomendações necessárias para a gestão eficiente e participativa da água como bem público.