Bom Jesus da Lapa terá espaço exclusivo para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e síndrome gripal 

0
GrupoSCosta-350x250px
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução

O último   Boletim divulgado pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa  nesta terça-feira (27), mostra  que o município tem quatro casos confirmado da Covid-19. No mesmo boletim, a Secretaria de Saúde registrou 381 notificações pessoas que retornaram de viagem de locais que já tiveram casos positivos e/ou apresentaram sintomas gripais.

Caso a pessoa apresente sintomas compatíveis à Covid-19, é fundamental seguir as orientações do Ministério da Saúde e da autoridade epidemiológica da cidade. A principal delas é procurar atendimento médico.

O paciente tem a  Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no entanto, a cidade terá um lugar exclusivo para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 (novo coronavírus), segundo o prefeito Eures Ribeiro. A medida foi anunciada na manhã desta quarta-feira(27), durante entrevista.

BahiaFArmShow-350x250px

Segundo Eures, a Secretaria Municipal de Saúde irá abrir uma Centro de Acolhimento. “Não é justo a nossa porta de entrada, a UPA, e as pessoas sentido dores e com medo de ir na UPA. A UPA tá vazia, as pessoas pararam de adoecer? Não! Tão doente, sentindo dor em casa, mas com medo de ir para UPA”, disse.

O prefeito afirmou que já autorizou o Secretário de Saúde, Marcélio Magno, a contratar mais profissionais de saúde, e “montar um especie de Centro só para coronavírus aqui em Bom Jesus da Lapa”. Só para os pacientes de Bom Jesus da Lapa, separados da UPA, e também separados do Hospital. Aí as pessoas vão sentir confiança de não ficar em casa e  ir para UPA se medicar. Pode até morrer de coronavírus, ou de outra coisa, já que está com medo e precisam ir. Porque é um atendimento misturado, e nós não podemos misturar com todo mundo. Então eu já autorizei a contratar mais médicos, profissionais de saúde, para criar um local só para receber pessoas com os sintomas gripais, suspeitos de coronavírus, em vez de ir para UPA, vai para esse centro. E esse centro vai ter médico, vai ter enfermeiro, e toda especialidade lá”, finalizou Ribeiro.

Dúvidas

O novo coronavírus (Covid-19) tem sido alvo de muitas dúvidas. A principal delas é quanto aos sintomas e como diferenciá-la de outras síndromes gripais, já que existem diversas semelhanças com a gripe (H1N1) – e resfriado, podendo confundir o paciente.

No caso da febre, por exemplo, é comum que pacientes com H1N1 e Covid-19 apresentem o sintoma. Já o cansaço, é comum aparecer apenas em casos de gripe. A tosse seca também é comum em ambas às situações. Um dos sintomas mais comuns, e que diferencia a Covid-19 de outras síndromes, é a falta de ar. Nessa situação, o sintoma pode aparecer às vezes.

Coriza ou nariz entupido é muito comum em resfriados. Em casos Covid-19, o sintoma é muito raro e pode acontecer às vezes em gripes. Outra característica forte do resfriado é dor de garganta. Esse sintoma pode aparecer às vezes em casos de gripe e Covid-19.

Os sintomas de síndrome gripal (febre alta associada à tosse; ou coriza; ou falta de ar) podem, ou não, ser um caso de Covid-19, podendo evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

A preocupação dos especialistas em saúde é com pessoas assintomáticas contaminadas com a Covid-19. Por não apresentar sintomas, o trabalho para diagnosticar os infectados fica ainda mais difícil.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.