Fé e superação se misturam durante subida do Morro do Bom Jesus da Lapa: veja como foi à Sexta-feira da Paixão na Capital Baiana da Fé

0
GrupoSCosta-350x250px

53

Estreito e tomado de curvas é o caminho. Com marcas, detalhes de muitos passos, de fé, força e fôlego para subir o morro do Bom Jesus da Lapa. Logo na primeira hora de sol da manhã desta sexta-feira(30) milhares de fiéis se reuniram  em grupos para relembrar os passos lacrimosos de Jesus, onde uma multidão acompanhou a Via Sacra, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom João Cardoso.

bispo

Há dois caminhos, embora ambos levem ao topo do morro, onde é o ponto principal dos fies, o encontro do cruzeiro, simbolizando a última estação da Via Crucis (caminho da cruz). Logo, às 08h os dois trajetos  já estavam congestionados, em função  da grande quantidade de gente que subia, e outros que desciam.

8

Mesmo com muitos desafios para subir, crianças e adultos, homens e mulheres, caminham, apoiando um nos outros, nas paredes de pedra, outros se agachando para suportar o cansaço, acreditando que o esforço será recompensado no final do percurso. Logo

A tradição é muito antiga, desde os primeiros peregrinos que vieram para Lapa, motivados pelo fundador, Francisco de Mendonça Mar. São 326 anos de descoberto o Santuário. Representando um ponto de encontro, de fortalecimento da fé, considerando que a montanha na Bíblia foi sempre o lugar de encontro com Deus, e na Sexta – feira Santa ganha uma motivação a mais, de penitencia e  expiação dos pecados, por tudo que o Bom Jesus passou.

42

O Senhor José dos Santos, 63 anos, cansado da caminhada, moradora da cidade de Irecê-Bahia, cumpre uma promessa com os filhos, pela primeira vez. Saíamos de longe para vim aqui nesse dia, já vim em romarias, só que no dia de hoje é a primeira vez. Estamos aqui cumprindo uma promessa, ainda quando minha esposa era viva, ano passado, combinamos que estaríamos aqui. Infelizmente ela se foi, ficou eu e meus filhos. Hoje estamos aqui, triste, mais ao mesmo tempo felizes por está em um lugar que simbolizava muito para a mãe dos meus filhos”, disse emocionado.

Segundo dona Maria Aparecida, 43 anos, lavradora da região de Guanambi, a fé e a vontade de continuar vindo todo ano subir o Morro do Bom Jesus da Lapa tem dado forças para continuar a vida. “Olha, chega uma hora na vida que as coisas vão ficando pequenas, tudo vai ficando simples, e ganhando um novo significado, a fé também é assim, ela é uam pequena força que vai se fortalecendo dentro da gente. Está aqui nesse lugar significa muito para mim. Renovo minha força de vontade de continuar minha caminhada como cristã”, destacou.

46

Com um olhar de cansaço, mais com um sorriso no rosto, dona Elizete, de 37 anos, disse que “está aqui representa minha história, significa renovar minha fé, a minha esperança. Vim aqui relembro e encontro tudo que preciso para continuar sonhando, sei que o Bom Jesus da Lapa sempre esteve ao meu lado. Meus pais me ensinaram a vim aqui, a seguir esse caminho, por isso estou aqui hoje “, explicou.

Banhado pelo Rio São Francisco, o Santuário do Bom Jesus atrai milhares de fiéis todos os anos, concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, em função disso, a cidade de Bom Jesus da Lapa é conhecida como a Capital Baiana da Fé.

A principal romaria é do Bom Jesus, se destacando como a 1ª maior romaria da Bahia e a 3ª maior romaria do Brasil, que acontece de 01 a 07 de agosto. Nesse período aproximadamente 300 mil pessoas visitam a cidade. A Segunda principal romaria é em louvor a mãe de Jesus, Nossa Senhora da Soledade, festejada no dia 15 de setembro.

Continuando a programação da Sexta-Feira Santana, às 18h30 acontecerá a procissão do Senhor Morto, logo em seguida será a apresentação do  Teatro da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo,  na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, que será transmitida pela Rede Vida de Televisão. 

Veja as fotos do morro do Bom Jesus da Lapa