Buscando construir o diálogo: Novo secretário da Educação de Bom Jesus da Lapa faz reunião com sindicatos da APLB e SINSPUB

0
GrupoSCosta-350x250px

IMG-20171228-WA0048[1]

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jesus da Lapa (SINSPUB), se reuniram na manhã desta quinta-feira (28), com o novo secretário de Educação do município, o professor Adson Pereira da Silva. A reunião foi solicitada por Adson, que assumiu a secretaria no último dia 15 de dezembro.

Na pauta, o calendário escolar, jornada pedagógica e o plano de carreira. Foi falado também sobre a instituição da Junta Médica Oficial do município, para atender principalmente a demanda dos professores com laudos médicos; a implementação da Lei dos dois terços, principalmente com um olhar especial para os professores da Educação Infantil e Fundamental I; a importância de garantir aos educandos os dias letivos o mais próximo possível dos 200 dias, iniciando as aulas mais cedo.

BahiaFArmShow-350x250px

Foi apresentado pelo secretário um plano de restruturação da rede municipal de ensino, com a possibilidade de nucleação de algumas escolas, entre outras ações.

Segundo o presidente da APLB, José Homero, Adson deu um passo importante em busca do diálogo. “Sabendo da importância do sindicato nesta mediação entre a gestão e os professores”, disse.

Homero frisou ainda, que a APLB estará sempre aberta a construção deste diálogo, “desta ponte entre a gestão e s categorias que compõem a educação de Bom Jesus da Lapa”, finalizou.

De acordo o presidente da SINSPUB, Edivaldo Cardoso, o sindicato está a disposição para colaborar no que for preciso, no sentido de trazer melhorias para a educação, principalmente no que diz respeito a nucleação de turmas. “Compreendemos esse assunto é complexo, e que sem a ajuda de todos, principalmente dos sindicatos, o município não conseguirá fazer, por isso estamos a disposição para ajudar, compreendendo que será um ganho para o município em termo de economizar recursos, e invista mais na categoria”, destacou.

Conforme Adson, o objetivo da reunião foi fazer o alinhamento, parceria com o sindicato. “Eu pretendo fazer um diálogo aberto com as coisas que eu estou decidindo, buscar parceria e ideias. A finalidade do sindicato é ajudar mesmo a educação, a função deles é essa, caso as coisas não aconteçam, eles partem para a ação.

O secretário frisou a importância de dialogar com as representações sindicais de Bom Jesus da Lapa, falando que é preciso conversar, não por medo das ações na justiça, mais considerando o seu papel enquanto representação. E destacou que é importante construir uma relação sem desgaste.