Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova requerimento que solicita a iluminação pública da ponte Gercino Colho até o Trevo do Cristo

0
GrupoSCosta-350x250px
Ponte Gercino Coelho/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
Tribuna da Câmara de Vereadores/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A Câmara Municipal  aprovou na manhã desta terça-feira(10), por unanimidade, o requerimento de autoria do vereador Romeu Thessing(PCdoB), que solicita a   instalação de iluminação pública na ponte Gercino Coelho, sobre o rio São Francisco, até o trevo do cristo,  com a proposta de  tornar o local mais um Ponto Turístico de Bom Jesus da Lapa e oferecer mais  segurança aos  pedestre e motoristas, por estar próxima 200 metros da Gruta de Bom Jesus da Lapa.

Justificando o pedido o vereador frisou,  que a Ponte do Rio São Francisco inaugurada em 1990, tornou-se um bem material para a população de Estado da Bahia, que foi fruto, do aumento da Romaria de Bom Jesus da Lapa. “A Ponte Gercino Coelho é a ligação existente entre as duas margens do rio São Francisco, à altura da cidade Baiana de Bom Jesus da Lapa, com extensão de 1.180 metros, e inaugurada em 1990. Serve de ligação entre as estradas Federais BR-349 e BR-430”, disse.

“Considerando que a iluminação da Ponte e o Cristo de chegada poderia se tornar mais um Ponto Turístico de Bom Jesus da Lapa, por estar próxima 200 metros da Gruta de Bom Jesus da Lapa”, disse.

Romeu destacou que a  iluminação da Ponte é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar plenamente  do espaço público no período noturno. “Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer, a melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio, e o lazer noturno, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população”, lembrou o edil.