Câmara Municipal aprova contas de 2013 da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, veja como votou cada vereador

0
GrupoSCosta-350x250px

camara lapa

Sessões de votação de contas de prefeitura na câmara de vereadores é sempre uma grande expectativa. Os vereadores opinam se aprovam ou rejeitam as contas de determinada gestão. Para isso, os parlamentares analisam de forma atenta os gastos, e a legalidade nas ações da gestão municipal.  Na manhã  desta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou a prestação de contas da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa do exercício financeiro de 2013, correspondentes a primeira gestão do prefeito Eures Ribeiro (PSD).  Na sessão ordinária, a mesa diretora colocou em votação os pareceres das comissões de finanças da Câmara, e o projeto de Decreto legislativo  favorável ao parecer técnico do  Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

De acordo com o rito ordinário, a prestação de contas do Executivo deve ser analisada pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O parecer é encaminhado para a Câmara de Vereadores que após tramitação nas comissões da casa, deve ser apreciado pelos vereadores em Plenário.

Resultado final da Votação:

As contas foram aprovadas por 11 votos a favor, um voto contrário e uma abstenção.

A vereadora Rita Ribeiro não votou, por ser irmã do prefeito, é impedida, conforme estabelece o regimento interno da Câmara. A vereador Andreia do João Paulo II também não votou, estava ausente, e justificou a falta.

Veja em detalhes como foi a votação:

Vereadores que votaram  pela aprovação das contas da prefeitura de Bom Jesus da Lapa, do exercício 2013.

Vereador Leonel (PCdoB); “Nós estamos aqui para julgar as contas das gestões, não estamos aqui para contrariar o Tribunal de Conta dos Municípios. Até porque o prefeito vem fazendo uma boa gestão, o prefeito vem trazendo bons serviços para Bom Jesus da Lapa, e nós temos é que progredir, não regredir na história de Bom Jesus da Lapa”.

Vereador Davi(PT); “Nós achamos que para o bem de Bom Jesus da Lapa, pelo desenvolvimento de Bom Jesus da Lapa, pelas obras que Bom Jesus da Lapa recebeu destes quatro há cinco anos. Pelo Desenvolvimento da zona rural e pelo trabalho que nosso prefeito vem prestando a nossa cidade, nós não poderíamos ser contra”.

Vereador Eduardo Filho(PR); “Tenho dois motivos para votar nas contas do prefeito Eures Ribeiro do ano 2013; primeiro que as contas foram aprovadas pelos órgãos competentes, segundo, como estamos votando as contas do ano 2013, a população Lapense teve em mãos no ano 2016 fazer o seu julgamento”.

Vereador Irmão Romilson(PSC);  “Eu não estou aqui para julgar a gestão do prefeito Eures Ribeiro, eu estou aqui para jugar as contas 2013. Ele teve uma aprovação nas urnas em 2016 de 78%. Seria uma loucura para quem tem um mandato de independência, como eu tenho, não olhar esse lado, esse viés que foi feito pela população. A população  aprovou as contas  2013”.

Nerivaldo Rodrigue (PT); “Eu acho que não sou eu que vou melhor interpretar, entender e buscar razões para a não aprovação, então eu voto sim”.

Presidente da Câmara Miguel Leles(PSL); “Eu voto porque Bom Jesus da Lapa melhorou,  desenvolveu. Vou votar nas contas do prefeito que mais trabalhou  na história de Bom Jesus da Lapa. Não só estou aprovando aqui, a população de Bom Jesus da Lapa também aprovou, com 78% nas urnas”.

Vereadora Maria Leles(PPS); “Em trinta e sete anos de política, eu nunca vir um prefeito trabalhar tanto por Bom Jesus da Lapa, como tem trabalhado o prefeito Eures Ribeiro. Além do que estou falando, a população sabe disso, tá a aí as obras, tá aí os benefícios”.

Vereador Romeu Thesssing(PCdoB); “Eu quero chamar a atenção, senhor vereador Jair; eu tenho uma pasta, inclusive com inúmeras fotos da performasse, inclusive do governo que o senhor participou quando era secretário de transporte. Do jeito que nós herdamos a prefeitura da Lapa, no final de 2012”.

Vereador Leonardo Francisco(PTN);  “Nesse exato momento vereador Jair, eu gostaria de falar com a excelência que esse discurso seu não intimida ninguém aqui, aqui ninguém está fazendo nada de errado. Porque quem estuda sabe, o que significa TCM?  É o Tribunal de Contas do Município. Ele é um órgão colegiado, porque não é uma decisão única, existe vários conselheiros com conhecimento específico na área. Então, não é justo a gente aqui desacatar um parecer de um órgão técnico, onde tem pessoa de conhecimento profundo na área”.

Vereador Zezinho Duarte(PSC);  “O Tribunal de Contas julgou, quem somos nós pra ir contra o TCM? E falando do prefeito, Eures Ribeiro, foi o melhor prefeito na história de Bom Jesus da Lapa”.

Vereador Zenilton Rodrigues(PP); “Se observa que o próprio TCM, através dos seus conselheiros colegiados, viu que as contas não existiam nenhuma mácula, nenhum problema que pudesse trazer uma rejeição para o prefeito Eures Ribeiro”.

Vereadores de Oposição:

O Vereador Neto Magalhães(DEM) se absteve do voto.

O Vereador Jair Gomes(PSDB); “Eu não tenho  porque dar o meu voto à uma gestão desastrosa que começou desde o inicio”.