Câmara se posiciona em Defesa do SAAE e do Diretor da Autarquia para buscar resolver o problema da falta de água em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O principal tema de debate desse final de semana em Bom Jesus da Lapa foi o SAAE – Serviço de Água e Esgoto do município. Motivado em função da falta de água, agravado depois da  ruptura de uma adutora no Centro da cidade na madrugada da última quinta-feira(7). Como se não bastasse, o problema aumento no sábado (9), após problemas elétricos na rede de energia da Estação de Tratamento  da cidade.

BahiaFArmShow-350x250px

A situação ganhou ainda mais destaque após um áudio divulgado pelo prefeito Eures Ribeiro sobre a situação e que falava sobre uma eventual privatização do SAAE.

Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira(12), durante a solenidade de posse do suplente de vereador Sergio do Bandeira, alguns parlamentares voltaram a debater a situação do SAAE, destacando a necessidade de resolver com urgência o problema da falta de água na cidade para não causar mais transtorno à população, também para defender a Autarquia, enquanto patrimônio público e apoiar o atual Diretor Gerson Nunes.

O primeiro a se pronunciar sobre o tema foi o vereador Romeu Thessing (PCdo B), que solicitou que a Casa convide o Diretor do SAAE Gerson Nunes para fazer o uso da tribuna na próxima quinta-feira(14). “Para que ele possa vir aqui como Diretor, explanar, se defender de algumas injustiças, na minha avaliação. Mas é necessário que o excelentíssimo Diretor do SAAE venha a essa Casa para ele ter o direito de defesa, como também o direito de expor. E que nós do Poder Legislativo possamos participar mais ativamente das decisões e os encaminhamentos”, destacou.

“[…] nós temos que socorrer o SAAE de Bom Jesus da Lapa, e não apontarmos o erro apenas em cima do seu diretor. O SAAE nunca pode ser privatizado ou terceirizado. O SAAE tem que receber investimentos e apoios. Porque o Diretor do SAAE tem conhecimento, mas muitas vezes aqui na Casa das leis falhamos com vossa excelência, no sentido de não colocar mais recursos, para evitar esses acontecimentos, se o senhor tivesse o apoio”, defendeu Thessing.

A vereadora Maria Leles afirmou, que nos seus 40 anos de Bom Jesus da Lapa, Gerson Nunes, “você é uma pessoa, que dos 40 anos que estou em Bom Jesus da Lapa, não vi ainda um gestor tão comprometido com o SAAE do município como Gerson. O que SAAE precisa junto ao prefeito, é de mais apoio, é de investimento. Porque tenho certeza, no que está ao alcance de vossa excelência, tem feito por aquele SAAE”, disse.

Maria Leles prosseguiu.”Eu estou sempre ligando, e você [Gerson]sempre me informando, das suas dificuldades e o que está sendo feito no seu alcance. […] isso é notório, infelizmente tem muita politicagem, mas pode ter certeza, se depender da vereadora Maria Leles você tem o apoio. Porque nenhum de nós é perfeito, e temos as nossas dificuldades. Mas eu sei que o senhor corre atrás, com muita clareza e muita honestidade. Então pode ter certeza, o povo de Bom Jesus da Lapa tem essa mesma visão. Não tenho dúvidas das dificuldades que existem no SAAE, que precisa melhorar. Está tendo a falta d’água, mas a vossa excelência, na medida do possível tem feito muito pela Autarquia, e principalmente por nossa cidade. Por isso desejo que o Bom Jesus te ilumine, porque ali está a pessoa certa no lugar certo, é isso que te desejo”, declarou a vereadora Maria Leles.

O vereador Fábio Nunes também se posicionou em defesa do diálogo para solução do problema e disse do seu apoio ao Diretor do SAAE, por conhecer o compromisso de Gerson. “Não poderia deixar de falar desse amigo Gerson Nunes, uma pessoa íntegra de um bom coração. E dizer Gerson, que eu estou a disposição. Eu falei na semana passada aqui, que nós precisávamos de um diálogo com você. A gente sabe que as redes sociais elas estão aí também, para atacar a imagem de muita gente, e nós que temos telhado de vidro [sujeitos a opinião pública], temos que ficar atentos a essas questões. Mas, como eu falei aqui, a população e os vereadores precisam mesmo saber a realidade que se passa no SAAE. Eu tenho certeza que as coisas vão melhorar com fé em Deus, porque você tem uma capacidade enorme para fazer que o SAAE melhore, eu sei disso. A gente sabe que tem os transtornos, mas eu tenho certeza que isso vai ser resolvido. Por isso, quero deixar aqui o meu abraço e o meu apoio”, disse.

Já o presidente da Casa, Miguel Leles, destacou que conhece o trabalho do Diretor do SAAE de Bom Jesus da Lapa. “Eu sei do seu compromisso a frente daquela autarquia. Você é um funcionário de carreira. você hoje tá lutando para resolver um problema que não é de hoje. Não é um problema que você causou. Mas todos sabemos que esse problemas existe; e o que nós temos que fazer? Estar do seu lado para buscar a solução. É isso que nós temos que fazer”, destacou.

Miguel frisou, que a Câmara também é cobrada pelo povo, e precisa dar uma resposta, por isso a Casa precisa se reunir com o Diretor para buscar alternativas. “E você como gestor do SAAE também, tem como dar uma resposta, passar o que está acontecendo, sobre a situação que se encontra o SAAE de Bom Jesus da Lapa. Mas quero dizer que a Câmara de Vereadores está junto com você, junto com a gestão, para buscar uma solução. Porque a única coisa que o povo quer hoje é solução, e juntos vamos buscar resolver”, sinalizou.

A Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa é parte protagonista nessa discussão com o poder Executivo, a Autarquia e com a sociedade. Conhecer detalhadamente os problemas e mediar soluções, ouvindo a população é fundamental neste momento.

Os vereadores são peças fundamentais nesse momento, uma vez que qualquer alteração na legislação, seja na aprovação de um orçamento maior para investimentos no SAAE, ou uma eventual mudança de gestão na Autarquia deve obrigatoriamente passar pelos parlamentares lapenses.


CLIQUE AQUI E CURTA A FANPAGE DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA