Campus da UNEB de Bom Jesus da Lapa leva duas alunas para intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal

0
GrupoSCosta-350x250px

thais uneb

A UNEB, Universidade do Estado da Bahia, tem se destacando como a maior instituição pública de educação superior da Bahia. Presente em Bom Jesus da Lapa, no território do Velho Chico, e em mais 18 territórios de identidade da Bahia, possui 29 Departamentos instalados em 24 campi: um sediado na capital do Estado, onde se localiza a administração central da instituição e os demais distribuídos em 23 importantes municípios de médio e grande porte.

Em Bom Jesus da Lapa instituição tem ocupado um papel importante na transformação social, colaborando com a economia local e a educação, mas, sobretudo, oferecendo uma educação pública de qualidade, com vários ramos de pesquisas, contribuindo para a formação de muitos profissionais locais, como também, de toda região.

Dando mais um passo na consolidação das políticas da expansão dos saberes, com o objetivo de fortalecer os grupos de pesquisa do interior, a atual gestão da UNEB está   implementando as políticas de internacionalização da instituição, através da   iniciativa do Programa de Bolsas Mobilidade e Intercâmbio, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), por meio de um convênio da instituição com a Universidade de Coimbra (UC). Sete estudantes de graduação dos Departamentos de Educação (DEDC) do Campus XI (Serrinha) e de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) dos campi XVII (Bom Jesus da Lapa) e XXI (Ipiaú) embarcaram no início da noite deste domingo(11) para Lisboa, onde farão a primeira experiência, estudar um semestre em uma das mais conceituadas Universidades do mundo, em Portugal.

uneb1

De bom Jesus da Lapa foram selecionadas duas estudantes, Thaís Fatima de Assis de Araújo, graduanda do curso de Pedagogia, e Viviane da Costa Santos, graduanda do curso de Administração.  As duas foram selecionadas través de um processo seletivo, que envolveu   três etapas.

Os estudantes irão estudar um semestre em Portugal, de março a maio. Os departamentos se responsabilizarão pelas passagens (ida e volta), pela alimentação e pela hospedagem dos estudantes. As despesas relativas ao visto, seguro e passaporte ficarão a cargo dos participantes.

Essa ação é uma política que a gestão atual tem implementado, a de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia, e dentro desse contexto, principalmente os estudantes do interior, através do fortalecimento dos grupos de pesquisa e do centro de pesquisa. Nesse momento, Bom Jesus da Lapa tem um centro de pesquisa, chamado Centro de Estudos e Pesquisas em Cultura e Religião, e que tem um protocolo especifico com a universidade de Coimbra, e dentro desse protocolo, na política da gestão do departamento do Campus XVII, ela implementou essa ação de intercambio dos estudantes.