Campus XVII da UNEB de Bom Jesus da Lapa  lança  Campanha “Onde você guarda seu Racismo?”

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Para marcar os conjuntos de ações de enfrentamento ao racismo no território do velho Chico, no dia 20 de novembro de 2019, foi lançada a campanha: “Onde você guarda seu Racismo?”. O editorial foi realizado pela equipe do Observatório de Políticas Afirmativas do Velho Chico, projeto do Laboratório de Inovação Social – Ciência e Resistência do DCHT XVII, UNEB Campus Bom Jesus da Lapa.

Foram sistematizadas frases do cotidiano da luta para superação à discriminação racial, empoderamento e emancipação da população negra. Nas frases há destaques para expressões do pensamento de Makota Valdina e de Elisa Lucinda.

“Ao final, selecionamos 14 personalidades negras com atuação na vida acadêmica no Brasil para dar vida a nossa campanha e uma fotografia do Artista Plástico Ayrson Heráclito. Foram escolhidos estudantes da UNEB, docentes e militantes do movimento negro do Brasil, com destaque para filósofa Katiúscia Ribeiro”, destaca o professor Helder Bomfim

“O que pretendemos é provocar a reflexão sobre o racismo que reside em cada um de nós. Reconhecer o racismo é o principal passo para a sua superação”.

O trabalho pode ser visto na UNEB de Bom Jesus da Lapa e na I Mostra Universitária da UFOB de Bom Jesus da Lapa dos dias 20 a 30 de Novembro. A campanha também é digital e pode acessada nas redes sociais através do perfil do instagram @cienciaeresitenciauneb.

A campanha é uma ação educativa que resulta da realização de ações de formação e debates sobre questões raciais no Brasil, com estudantes do curso de Pedagogia da Uneb. “À medida que discutíamos as obras de Nilma Lino Gomes, Sueli Carneiro, Kabengele Munaga, Alex Ratts e Molefi Asante, fomos instigados a popularizar as discussões sobre questões raciais em Bom Jesus da Lapa”, finaliza a professora  Deise Queiroz.

A campanha está sendo coordenada pelos professores da UNEB, Helder Bomfim e Deise Queiroz. E as imagens são das modelos: Katiúscia Ribeiro, Helder Bomfim, Laira Anjos, Geovana Lacerda, Dandara Baldez, Jovania Santos, Guilhereme Marcondes, Gisele Teles, Bruna Silva, Eliude Quaresma, Felipe Bueno, Isabella Santos, Flávio Franco e Emili Castro.
Assitentes de Produção: Andreza Santos , Evellin Almeida, Tiago Costa, Taruman Souza e Rosineide Santana.

O evento é uma realização do  Observatório de Políticas Afirmativas do Velho Chico, ações do Laboratório de Inovação Social – Ciência e Resistência da DCHT XVII, Universidade do Estado da Bahia -UNEB Campus Bom Jesus da Lapa, em parceria com o Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa.

Curta nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.