Católicos de Bom Jesus da Lapa se preparam para vivenciar o período de Quaresma

0
GrupoSCosta-350x250px

 

santuario_do_bom_jesus_da_lapa
Foto: reprodução

Quarta-feira de Cinzas representa o início da Quaresma, período em que católicos e algumas comunidades cristãs se preparam para a Páscoa, quando é lembrada a morte e ressurreição de Cristo. Em Bom Jesus da Lapa, a Igreja Católica realiza uma programação especial  para o dia de hoje.

Com missa no Santuário do Bom Jesus da Lapa às 19h, onde também, vai ser lançado  Campanha da Fraternidade 2018 pelo Bispo, Dom João Cardoso, com transmissão ao vivo.

BahiaFArmShow-350x250px

Além do Santuário, todas as paroquias da diocese terão uma programação especial para a data.

Quarta-feira de Cinzas

Para a igreja, a data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a Sexta-feira Santa anterior ao domingo de Páscoa.

De acordo Dom João Cardoso,  a celebração de Quarta-feira de Cinzas inicia o tempo quaresmal, que no calendário litúrgico católico é um período de 40 dias, que prepara os fiéis para celebrar o Mistério Pascal, o seja, o mistério da Paixão, da morte e ressurreição de Jesus. “Com isso, a Quaresma, cujo o significado significa 40, devido o grande simbolismos do número 40, que tem na Sagrada Escritura. Nos fazendo recordar dos 40 dias de jejum de Jesus no deserto, dos 40 anos de caminhada do povo de Deus até chega a Terra prometida e,  dos 40 dais que Elias caminhou em direção ao Monte Horebe. De modo assim, que a Quaresma se torna um grande retiro  espiritual do Povo de Deus. Em que, por meio da oração, do jejum, da penitência, e do esforço sincero de conversão , voltar-se a Deus,  prepara para celebrar a Pascoa de Jesus”, lembra.

“Aqui no Brasil, há 54 anos, durante a Quaresma, a Igreja nos propõem  a campanha da Fraternidade, e assim traz um tema da situação social ou da vida para o centro do exercícios quaresmais”, destaca o Bispo.