Centenas de pessoas dormem na fila para conseguir atendimento na Feira Cidadã em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Fila na praça, alguns tumultos foram registrados logo no início da manhã.

Por onde a Feira Cidadã tem passado no interior da Bahia, foram registrados filas quilométricas, de pessoas em  busca de atendimento médico,  e na sua maioria por falta do serviço de saúde  pública no seu local de origem.

Praça Marechal Deodoro.

Na região de Bom Jesus da Lapa pelo jeito essa carência de saúde pública não é diferente de outros lugares da Bahia, já que milhares de pessoas aguardam na Feira Cidadã que começou na manhã desta quinta-feira(28), para receberem atendimento médico.

Fila na Av. Manoel Novais, até esquina da Farmácia União, seguindo a Av. Duque de Caxias até a Praça do Livro.

Além das pessoas de Bom Jesus da Lapa, gente de Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Paratinga, Riacho de Santana, Paratinga, entre outros lugares, formam uma fila quilométrica no centro da cidade, algo nunca visto antes. Teve gente que chegou no inicio da tarde de ontem para aguardar na fila, e  no período da noite centena de pessoas já formavam uma grande multidão. E por volta das 5 horas de hoje, a fila seguia da Praça pela Av. Manoel Novais, retornava na esquina da Farmácia União e seguia pela Av. Duque de Caxias até a Travessa Marechal Deodoro, com duas filas, e continuava pela Av. Duque de Caxias até a Praça da Bíblia, retornando pela rua J.J Seabra, chegando na praça Marechal Deodoro outra vez.

Muita gente na Travessa Marechal Deodoro, formando duas filas.

A nossa redação tentou encontrar o final da fila, mais ninguém soube informar, onde de fato começava.

Dona Maria, de 45 anos, que é moradora de Bom Jesus da Lapa, chegou na fila no final da tarde de ontem. Para tentar conseguir um exame de mamografia, e não esperava que fosse ser tão difícil. “Meu Deus! Você viu aí? Desde de ontem a noite que estamos aqui. Eu vinha hoje, só que depois que a gente viu que já tinha gente de mais esperando, pegamos uma garrafa d’água e umas coisas e acampamos aqui, para não correr o risco de não ser atendida”, disse.

Rua J.J Seabra segundo da Praça Marechal Deodoro e retornando pela Praça do Livro.

“Eu nunca vi uma coisa dessa aqui em Bom Jesus da Lapa. É gente de mais meu amigo! Tem gente de todo lugar da região, chega a ser revoltante. Porque mostra que a nossa saúde pública está em crise. Não sei se vou esperar tudo isso. Vim só para resolver uma documentação minha, pensando que não seria tão cheio, mais pelo que estou vendo, não vou esperar. Essa situação mostra a falta de saúde que existe em nossa região e no município”, disse Antônio, de 38 anos, também morador de Bom Jesus da Lapa.

Fila fazendo o retorno na praça do livro.

A edição da Feira Cidadã em Bom Jesus da Lapa já pode ser  considerada como uma das maiores realizadas no interior da Bahia. O evento é uma  ação do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa.  As pessoas que enfrentarem a fila  terão acesso a consultas com clínico geral, cardiologista, dentista, ginecologista, mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos, exames preventivos para mulheres entre 14 e 69 anos, ultrassonografias, eletrocardiogramas, raios-X do tórax, rastreamento para cirurgia de catarata e outros procedimentos.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o site Notícias da Lapa ou por Whatsapp, no número (77) 99834-7559. E Não deixe de curtir a nossa página no Facebook,  para  receber as nossa notícias em primeira mão.