Chica do PT fala na Rádio Bom Jesus sobre a luta pelos direitos das mulheres e conquistas que estão ameaçadas

0
GrupoSCosta-350x250px

chica

A ex-prefeita da cidade de Carinhanha e pré-candidata a Deputada Estadual, Francisca Alves Ribeiro, Chica do PT esteve nesta quarta-feira (16) na Rádio Bom Jesus AM de Bom Jesus da Lapa, onde concedeu uma entrevista aos jornalistas Padre Vilmar Correia e Fernando Abreu. Durante o bate papo, Chica falou sobre a luta pelos direitos da mulher e disse como os trabalhadores estão ameaçados de ficar sem os principais direitos já conquistados, por conta do atual cenário político brasileiro, que classificou como golpe.

Segundo Chica do PT, quem mais vai sofrer com a perda de direitos são as mulheres, porque com o golpe [impeachment de Dilma e prisão de Lula] essas  reformas [feitas pelo governo Temer] tem tirado o que é de direito. “Por exemplo: os programas sociais, CRAS, CREAS Bolsa Família, os recursos congelados para saúde e educação num prazo de vinte anos, é dizer que não vai ter saúde e nem educação”, frisou.

BahiaFArmShow-350x250px

“Tendo ou não tendo eleição, as reformas que não fizeram ate agora vão fazer. O golpe é justamente para fazer as reformas(…) As reformas da política do golpe”, disse Chica.

Ela explicou que “a dificuldade maior é para as mulheres. E esse é o momento das mulheres se unirem e se organizarem e irem para as ruas. Não tem outra saída pra nós a não ser a mobilização social (…) Congela o dinheiro da saúde e da educação  mas todo dia aumenta a gasolina”.

“Esse golpe só acaba o dia que não tiver mais um direito, o que dia que privatizar os Correios que fechar o INSS, acabar com o direito dos negros, da mulher, dos quilombolas, dos jovens, do SUS, da Proteção Social, ai vai acabar o golpe”, desabafou a liderança do PT na região.

“Nos não vamos admitir isso. Nós mulheres, negras, trabalhadoras e estudantes, nos precisamos vir aqui no rádio e falar isso, chamar outras mulheres para juntar-se a nós pra nunca essa chama da esperança acabar. Nos vamos continuar com a chama da esperança porque é o que faz a gente mover”, disse.

Sobre a Reforma da Previdência Chica disse que “deu uma parada porque o movimento social foi para às rua (…) mas a reforma da previdência não saiu de pauta. Ela só tá parada. Depois das eleições vai sim, os mesmos vão continuar e vão votar e fazer a reforma da previdência do mesmo jeito”, alertou.

“Quem vai sofrer as consequências?”, perguntou e já respondeu: O negro, o assentado, o trabalhador rural, o pobre a mulher rural, que não vai ter salário, não vai ter SUS, não vai ter Proteção Social, não vai ter educação, e não vai ter valor nenhum”, desabafou.

Na entrevista Chica do PT disse ter pensado numa solução: “Eu essa noite estava pensando lá em casa, o que nos vamos fazer para reverter essa situação? Só reverte com o povo na rua. Toda luta no mundo inteiro, nos só revertemos a situação política de retrocesso com o povo na rua, quando a  ‘massa’ foi pra rua indignada. Achar que agente vai ficar em casa so no Whatsapp, não vai”.

“Ou nos vamos criar as condições para as futuras gerações ter uma vida diferente ou nos vamos ficar aqui só xingando. Não! Tem que ter uma proposta política e ir pra rua e dizer isso aqui eu não concordo”, finalizou.