Codevasf doa terreno para UFOB construir campus em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou na tarde desta terça-feira(26), a assinatura da  doação de uma área de aproximadamente 15 hectares direcionada para a  construção do campus definitivo do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Bom Jesus da Lapa (BA). A área é situada no Projeto Público de Irrigação Formoso, implantado pela Companhia no município.

A cerimônia foi realizada no auditório da instituição em Bom Jesus da Lapa, e contou com a participação do Diretor-Presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; do Deputado Federal, Arthur Maia(DEM), que cumprem agenda no município desde ontem;  do Superintendente da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, Harley Xavier; do Reitor da UFOB, professor Jacques Antonio; do Vice-Reitor, Antônio Oliveira; do Diretor do Centro Multidisciplinar da UFOB da cidade,  Tony Silva; do Diretor do Campus do IF Baiano de Bom Jesus da Lapa, Geangelo;  além dos alunos e de diversas representações da sociedade lapense. 

BahiaFArmShow-350x250px

 Durante a fala do Deputado Arthur Maia, ele ressaltou a importância da UFOB para Bom Jesus da Lapa e região, e que esse foi  mais uma passo de consolidação da instituição no município, e que a próxima etapa será alocar recursos para o início da obra. E na oportunidade agradeceu a Codevasf pelo empenho e envolvimento em defesa da UFOB, que se empenhou para conseguir a liberação da área.

O deputado lembrou, que era um sonho dele e de Harley levar o Campus da UFOB para o Projeto Formoso, e que o objetivo agora é conseguir recursos para construir a sede da instituição. Assegurando que já na próxima semana irá procurar o Ministro da Educação para verificar qual a contribuição que ele poderá dar, e que o primeiro passo será elaborar o projeto.

Harley destacou  que entende, com essa doação, que o processo de desenvolvimento regional se dá também através da educação

Harley Xavier destacou, que a presença da UFOB em Bom Jesus da Lapa era um sonho que virou realidade, que se consolidará com mais uma conquista, já que agora  tem uma terreno para construir a sua sede própria no município. E afirmou que o momento era de muita alegria e emoção, considerando que ele estudou no Colégio São Vicente, local onde funciona hoje o Campus da UFOB da cidade, e que igual a tantas outras pessoas que buscavam alçar voos mais altos, precisou sair para estudar. “Então, esse momento é um sonho. Não é um sonho nosso, é dos nossos pais. […] hoje eu me sinto agraciado por Deus, por fazer parte da Codevasf e ter contribuído para essa grande conquista, com esse grande avanço educacional, e do desenvolvimento regional”, disse.

O Superintendente frisou, que vem trabalhando frente a Codevasf em Bom Jesus da Lapa, sempre empenhado em contribuir com a região, e pediu que a UFOB conte  ainda mais com o órgão.

O Reitor da UFOB destacou que a doação do terreno para o Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa é uma grande conquista para a consolidação da Universidade no município.

Já o Reitor da UFOB, professor Jacques Antonio, agradeceu pelo apoio da Codevasf, destacando que a 2ª Superintendência lutou junto com a população pela implantação da UFOB no município, e continua ajudando a fortalecer o Campus, valorizando a  instituição pública de ensino de  qualidade. E destacou que agora a UFOB  tem um “pedaço de chão” para construir a sua sede própria no município.  E na oportunidade convocou a os presentes a defender a Universidade Pública, responsável pela construção de conhecimento 

Assinatura pelo Diretor-presidente da Codevasf e o Deputado Arthur Maia.

A área cedida para a UFOB, avaliada em maio de 2018 em R$ 211,5 mil, com  aproximadamente 15 hectares, foi desmembrada de uma unidade parcelar empresarial de propriedade da Codevasf no projeto de irrigação Formoso.