Com a participação de milhares pessoas, procissão celebra 137 anos de devoção em louvor a Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Mais de 10 mil  pessoas estiveram na tarde desta sexta-feira (13) prestando homenagem a Santa Luzia, em Bom Jesus da Lapa de acordo a Secretaria Municipal de Turismo e a Polícia Militar. Uma procissão celebrou os 137 anos de devoção a uma das principais Santas, que é uma das mais antigas da diocese Lapense, sendo celebrada há mais de um século.

Dona Maria dos Santos, de 62 anos, romeira da cidade de Vitória da Conquista, mesmo cansada não deixou de caminhar da Catedral Nossa Senhora do Carmo até o Santuário do Bom Jesus da Lapa, como forma de agradecimento. “O cansaso não é capaz de me impedir de agradecer a Santa Luzia, de agradecer pela proteção dos meus olhos. Fiz uma cirurgia nós olhos o ano passado, e se não fosse a minha fé, eu não estaria vendo agora.  Graças a Santa Luzia não tenho mais problema nenhum”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

“É a tradição, desde o tempo de minha mãe e foi passando de geração em geração. A gente se reúne  com a família e de manha todos sabem a tradição, da devoção a Santa Luzia. Ela é a protetora dos nossos olhos, e sempre iluminou o caminho da minha família, dou graças a Deus e a Ela pela luz que que sempre existiu na minha família”, disse Dona Eva Maria, de 58 anos.

Milhares de pessoas seguiram em procissão saindo da Igreja Santa Luzia, com celebração na Catedral Nossa Senhora do Carmo. A festou  que começou no ano de 1882, com registro da  primeira capela feita por  Dona Camila,  conforme consta nós documentos históricos do Monsenhor Turíbio.

Santa Luzia

Santa Luzia viveu na cidade italiana de Siracusa no século III D.C. Foi morta por ordem do imperador romano Diocleciano, por não negar a fé cristã e se recusar a casar com um homem pagão.