Com recursos já garantidos, “Adutora de Água Tratada do Formoso é prioridade”, afirma Rui Costa;

0
GrupoSCosta-350x250px
Local onde á água sem tratamento é captada e jogada para a caixa, que é distribuída para para aproximadamente 500 famílias no setor 33.

28 anos de história à espera de água potável

O Perímetro Irrigado Formoso A e H em Bom Jesus da Lapa ganhou as páginas da mídia nacional como o maior produtor de banana do Brasil, mas em contraste com esse cenário de riqueza e produção, passados 28 anos desde a criação, famílias ainda reclamam da falta de água tratada e maior apoio do poder público. Com uma população de aproximadamente 25 mil habitantes, os moradores do Formoso relatam muitas dificuldades para sobreviver na região “sem estradas, saúde e água tratada”. (RELEMBRE AQUI)

Nesse cenário, encontra-se o vereador Romeu Thessing (PC do B) que tem feito várias mobilizações e participado de várias audiências em Brasília e Salvador, além de várias reuniões com os moradores, para viabilizar a construção da Adutora de Água Tratada do Formoso. O protagonismo social dessas ações do vereador, que conta com a ajuda de deputados do seu partido, está se encaminhando para a realização dessa importante obra.

BahiaFArmShow-350x250px

Conquistas e Expectativas

Como conquistas, já é possível destacar a realização do levantamento topográfico que a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – CERB realiza no Formoso. A Companhia Estadual reunirá informações que permitirão num prazo de seis meses, a construção do projeto da adutora de abastecimento de água para o distrito de irrigação do Projeto Formoso A e H vinculado ao município de Bom Jesus da Lapa.

O Deputado Federal Daniel Almeida (PC do B), também está empenhando em viabilizar a construção da adutora. Esta semana, o parlamentar, esteve em audiência com o secretario do Governador Rui Costa, Cássio Ramos Peixoto Secretario de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SHIS) e a secretária Olivia Santana da Secretaria de Trabalho e Renda do Estado da Bahia e ambos confirmaram que o pedido de obras para construção da adutora do Projeto Formoso A e H será atendido. Segundo os secretários, uma das prioridades do Governo do Estado da Bahia é a água potável pra as pessoas que fizeram do projeto Formoso o maior produtor de banana do Brasil.

O deputado federal Davidson Magalhães (PC do B) é mais um que luta pela adutora do Projeto Formoso. Junto com Daniel Almeida, informou que a CERB aguarda apenas a finalização do projeto para poder licitar a obra e que os recursos para custear a execução já estão garantidos pelo Governo da Bahia.

Uma caravana de produtores foi para Paratinga com faixas e cartazes, com o propósito de chamar a atenção das autoridades para a realidade do Projeto Formoso.

O Governador garante: “Nos vamos fazer”.

Nesta quinta-feira (22) em Paratinga, nossa equipe perguntou ao governador Rui Costa, sobre a Adutora de Água no Perímetro Irrigado Formoso em Bom Jesus da Lapa. Rui Costa respondeu positivamente. “Nos vamos fazer. É um compromisso nosso. Temos feitos grandes obras no programa Água para Todos e essa é uma das prioritárias(…) E lá no distrito nos vamos fazer o atendimento dessa importante demanda que é a água tratada para a população.

Uma comissão formada por diversos representantes do Projeto Formoso esteve em Paratinga, reforçando o pedido ao governador Rui. Após a sinalização positiva a expectativa dos produtores é a melhor possível. “Um sonho que está se realizando”.