Começa oficialmente em Bom Jesus da Lapa a IV Feira Territorial da Agricultura Familiar do Território Velho Chico

0
GrupoSCosta-350x250px

A praça Marechal Deodoro em Bom Jesus da Lapa sediou nessa sexta-feira(29) a abertura oficial da IV Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Velho Chico. Com o tema: “Grandes oportunidades brotam de pequenos negócios”, cerca de 13 municípios do território apresentaram seus  produtos da agricultura familiar e da economia solidária, como: grãos, doces, frutas, artesanatos, cachaças, entre outros.

Secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, Marcos Haiala e o Secretário de Agricultura da Bahia, Jerônimo Rodrigues

“A expectativa é que o pessoal da agricultura familiar consiga vender seus produtos, além de expor a grandeza e  qualidade que tem na agricultura familiar, trabalho que é feito nas comunidades rurais que muitas pessoas ainda não conhecem”, disse o Secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, Marcos Haiala.

Jerônimo Rodrigues visitando as barracas
BahiaFArmShow-350x250px

O Secretário explicou que a feira foi pensada para as famílias do campo, com o objetivo de cada vez mais profissionalizar os agricultores. “A gente tem uma gama de cursos que acontecem no dia de amanhã, no sábado (30), e a gente está bem confiante que eles vão absorver o máximo as informações”, destacou.

O Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presente ao evento, destacou a importância das parcerias com a economia solidária, cooperativas, associações de mulheres, e com a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa. “A gente fica muito orgulhoso de ver o que está acontecendo aqui, você abre o espaço para o lazer, para as famílias virem passear com os seus filhos, mais também comprar e conhecer. Por trás de cada produto desse que a gente ver aqui tem uma história, tem uma origem; é de povos Quilombolas, é de Indígenas, é de Associação, é de um Assentamento de Reforma Agrária, então, isso tem um valor agregado que nem sempre a gente compreende”, pontuou.

Barraca da Associação dos moradores das Comunidades de Jenipapo e Batata do município de Serra do Ramalho.

A IV Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Velho Chico é uma realização da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio da Secretaria de Agricultura e do Território Velho Chico.

O evento começou dia 28/09(quinta-feira), com a Jornada MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Dia 29/9(sexta-feira), aconteceram várias plenárias envolvendo Território e a Economia Solidária.

A programação continua no dia de hoje, sábado(30), com várias atividades: cursos, palestras e mesas de debates, e apresentação e venda dos produtor da agricultura familiar na Praça  Marechal Deodoro.