NUCRESS e CRESS/BA realizam encontro com os profissionais e estudantes de Serviço Social da regional de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Com o tema “Na Luta de Classes Não há Empate”, o Núcleos do Conselho Regional de Serviço Social– NUCRESS e o Conselho Regional de Serviço Social da Bahia – CRESS/BA realizaram na tarde dessa quarta-feira(14) na câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa, uma mesa redonda com a participação de Jaci Betânia Barbosa da Silva, Assistente Social da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB; Elaine Freitas, Fiscalizadora do  CRESS/BA e Julielba Chapermann, Diretora CRESS/BA.

Participaram do evento assistentes sociais e estudantes de Serviço Social dos municípios de Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Riacho de Santana e de Bom Jesus da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

O encontro faz parte da campanha do dia do Assistente Social, que foi celebrado no dia 15 de maio, onde o conjunto CFESS-CRESS propôs o tema Na luta de classes não há empate: Assistente Social, profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais, debate da Semana do Assistente Social 2017, associado à discussão e defesa do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.

“A questão do estágio é uma questão ética

No uso da fala, Elaine destacou a situação dos estudantes de Serviço Social dentro do campo de estágio, da responsabilidade que a faculdade precisa assumir. “A questão do estágio é uma questão ética, ela faz parte da formação profissional, mais em primeiro lugar ela é uma questão ética. Eu estou lhe dando com a vida de pessoas, a situação do estágio estar se dando em uma perspectiva de oportunizar o futuro assistente social a possibilidade de vivenciar a sua realidade dentro da vida do sujeito”, frisou.

“O nosso objetivo é informa o cidadão, mediar o cidadão na defesa dos seus direitos, e muita vezes corremos o risco de no outro dia sermos demitidos”.

Nossa profissão tem um arcabouço ético na defesa da sociedade igualitária, isso nos traz a mobilização e a articulação com os trabalhadores na transformação social. É um compromisso nosso se posicionar. Trazer nossos assistentes sociais de Bom Jesus da Lapa, de Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato para reafirmar esse compromisso, convidar estudantes para essa causa, é trazer o fortalecimento do direito dos trabalhadores, é repensar o cenário atual, de tanta diversidade e exclusão”, disse Julielba Chapermann.

Se nas campanhas anteriores o Conjunto CFESS-CRESS valorizou o trabalho de assistentes sociais e a contribuição do Serviço Social ao Brasil, o tempo agora exige que a categoria se volte com maior força ao trabalho de base e continue nas ruas, resistindo e lutando para não perder direitos já conquistados.

Mostrando que o trabalho do Assistente Social não se desenvolve de forma neutra no contexto de uma sociedade de classes, que cotidianamente penaliza a população com a desigualdade social, e em um país cujo ajuste estrutural do Estado resvala contra os direitos sociais conquistados por trabalhadores e trabalhadoras, realidade que é parte dos municípios, e das políticas de exclusão usada por muitos gestores.