Coronavírus: Migração de pessoas para Bom Jesus da Lapa pode colocar população do interior do município em risco

0
GrupoSCosta-350x250px
Distrito de Favelândia, uma das principais localidades localizadas no interior de Bom Jesus da Lapa.

Com as principais capitais do país em quarentena, houve um grande  deslocamento de pessoas para região de Bom Jesus da Lapa na última semana, em ônibus e veículos particulares,  vindos especialmente  de São Paulo e Brasília. Muita gente se esqueceu de um simples fato, o vírus também é transmitido por parentes e os primeiros sintomas só aparecem dias depois.

Essa informação chegou a redação do site Notícias da Lapa através de grupos de Whatsapp, e após fazermos uma checagem, mostrou-se real, na maioria das vezes são parentes ou filhos de Bom Jesus da Lapa, que tem a falsa sensação de que o vírus não irá chegar ao interior do município, e há ainda um agravante, quando chegaram nas localidades, não fizeram a devida quarentena, comprando  bebidas alcoólicas, fazendo o consumo nas portas de casa ou em alguns bares com a família. E isso se torna um problema,  já que as  localidades  não  tem um PSF preparado para receber um paciente com o novo coronavírus.

Após várias denuncias, a Polícia Militar fez o patrulhamento  em várias localidades do interior  de Bom Jesus da Lapa na noite desta segunda-feira(23), obrigando o fechamento dos bares que não estão respeitando o decreto da prefeitura, que determina o fechamento desse tipo de estabelecimento na sede e no interior do município.

BahiaFArmShow-350x250px

Para evitar que pessoas de outras regiões do país cheguem o município, especialmente de regiões onde já existe registro de grande quantidade de casos confirmados de Covid-19,  as barreiras sanitárias  começaram a monitorar as  principais entradas de Bom Jesus da Lapa no último domingo(22),   para fiscalizar a chegada de ônibus intermunicipais na cidade. A medida foi tomada após decreto feito pelo governador Rui Costa, publicada no  sábado (21).